powered by

Valeo destaca importância dos carros elétricos pela voz do seu CEO

No Car Symposium, Christophe Périllat, CEO da Valeo, foi convidado para dar uma palestra subordinada ao tema: "Próximos Passos para o Carro Verde".

No Car Symposium, realizada há dois dias, na Alemanha, Christophe Périllat, CEO da Valeo, foi convidado para dar uma palestra subordinada ao tema: “Próximos Passos para o Carro Verde”.

Na introdução, o responsável explicou que “o mundo precisa de ser descarbonizado”. E não tem dúvidas: “E é claro que nosso setor tem um papel importante a desempenhar nesse desafio”, frisou Christophe Périllat.

A Valeo está fortemente empenhada em fornecer soluções para uma mobilidade mais ecológica e tem sido uma das primeiras empresas da indústria automóvel a apostar na eletrificação.

“Precisamos de soluções do tamanho certo para cada necessidade, desde pequenos carros urbanos a sedans premium. É, por isso, que a Valeo desenvolve soluções para cada área e cada tipo de necessidade. A mobilidade elétrica não pode ser um luxo de poucos”, explicou Christophe Perillat.

Hoje, um em cada três carros no mundo estão equipados com tecnologias de eletrificação da Valeo. A empresa francesa é especialista em powertrains e sistemas térmicos, as duas áreas que tornam possível a mobilidade elétrica eficiente.

“Já equipamos mais de 90 modelos de carros com os nossos powertrains de alta tensão. O nosso eixo elétrico recém-desenvolvido cria mais de 5% de eficiência e mais de 40% de densidade de potência adicional com a nova geração de inversores de 800 V. Incluindo motor elétrico, inversor e redutor, é 10% mais leve e 20% mais compacto do que a geração anterior”, disse o responsável.

Mas, além da eletrificação do powertrain, a adoção de veículos elétricos depende muito do desempenho das baterias. O CEO da Valeo explicou como “o fator limitante do carregamento rápido não é mais a química da célula, mas o arrefecimento durante o carregamento para evitar fugas térmicas”.

A Valeo trabalha com a Total Energy numa tecnologia inovadora de arrefecimento imersivo que será a principal solução para permitir carregamento ultrarrápido e proteger o envelhecimento da bateria. Um em cada três veículos elétricos no mundo já vem equipado com bateria refrigerada pela Valeo, líder desse mercado”.

E, como “uma boa gestão térmica resulta numa maior duração da bateria, ao mesmo tempo que melhora a autonomia sem sacrificar o conforto”, o grupo desenvolveu “uma bomba de calor inteligente que funciona duas vezes de forma mais eficiente do que os aquecedores elétricos clássicos, com 20% menos peso e que será introduzida no mercado em outubro de 2023”, explicou o CEO da Valeo.

Check-up Media Valeo thermal systems

“A bomba de calor inteligente garante o conforto dos passageiros e aumenta, significativamente, a autonomia do veículo, especialmente quando as temperaturas exteriores são baixas. Uma nova variante baseada num refrigerante verde, combinado com painéis radiantes, melhorará ainda mais a eficiência e evitará qualquer P-FAS no carro”, acrescentou a mesma fonte.

Todos os dias, os 10 mil engenheiros da Valeo em todo o mundo trabalham no desenvolvimento de tecnologias e serviços para tornar a mobilidade elétrica mais acessível e eficiente, mas, também, para economizar recursos valiosos.

“Garantimos que cada uma das nossas tecnologias seja projetada com um design robusto para alta durabilidade, reparabilidade, remanufatura e reciclagem”, explicou Christophe Périllat antes de apresentar um exemplo.

“Há apenas um ano era considerado impossível, mas, em 2022, usámos policarbonato 100% reciclado em faróis e polipropileno 100% reciclado em sistemas HVAC”, disse.

A Valeo também estenderá a remanufatura para responder à crescente eletrificação dos carros movidos a EV e ADAS. Para novos produtos, a Valeo também está preocupada em preservar os recursos naturais.

“Juntamente com a Renault, estamos a desenvolver um motor elétrico que não requer nenhuma terra rara”, revela Christophe Perillat. “Queremos ser os primeiros a produzir em massa um 200 kW, 800V, motor sem terras raras até 2027”, adiantou.

No final da palestra, concluiu: “A nossa indústria tem uma oportunidade única e todos nós temos uma enorme responsabilidade pelo sucesso dessa transformação. Na Valeo, temos orgulho de tornar a mobilidade ecológica numa realidade”.

Mais sobre a Valeo aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional