powered by

BorgWarner garante negócio de eFan para camião elétrico a bateria de OEM global

Gigante norte-americano fornecerá todo o sistema, incluindo ventilador, e-motor e inversor integrado. Início da produção está previsto para o quarto trimestre de 2025.

A BorgWarner foi selecionada para fornecer o seu sistema eFan de alta tensão a um OEM global de veículos comerciais para uso nos mercados europeu e norte-americano.

“Isso marca o primeiro negócio do sistema eFan na América do Norte para a BorgWarner, bem como a sua primeira vitória global no segmento eFan de alta tensão e baixa potência”, começa por adiantar a empresa.

“O sistema eFan, que pode ser aplicado a veículos elétricos movidos a bateria (BEV) e veículos elétricos com célula de combustível (FCEV), estará nos camiões elétricos pesados a bateria ​​de um OEM para atingir os mais elevados requisitos de refrigeração e oferecer o melhor da categoria em desempenho”, acrescenta.

Para este projeto, a BorgWarner está a fornecer o seu sistema eFan R10 completo, que inclui ventilador, motor elétrico e inversor de alta tensão integrado. O eFan R10 é capaz de chegar a 10 kW de potência e 40 Nm de binário com uma faixa de temperatura operacional de -40° a 80ª.

“A BorgWarner aplicou a sua experiência em desempenho de ventiladores, motores elétricos e eletrónica de potência para desenvolver sistemas eFan altamente eficientes para uma variedade de veículos elétricos”, revela Joe Fadool, presidente e diretor-geral da BorgWarner Emissions.

“Temos o prazer de estender o nosso trabalho com este OEM global para o fornecimento dos nossos eFans de elevado desempenho, apoiando ainda mais a nossa estratégia de sustentabilidade para criar um mundo mais limpo e com maior eficiência energética”, dá conta o responsável.

O sistema eFan, da BorgWarner, dispõe de uma ampla faixa de tensão operacional de 600 V até 850 V sem redução, garantindo compatibilidade com vários sistemas elétricos de veículos comerciais de alta tensão.

Check-up Media BorgWarner facility

Projetado para assegurar fiabilidade de longo prazo, o motor elétrico e a eletrónica de potência são refrigerados a líquido para serem compactos e robustos. Além disso, os ventiladores são otimizados para baixas velocidades com alta eficiência e ruído mínimo durante o carregamento da bateria.

“O portefólio eFan da BorgWarner oferece opções de alta tensão para os segmentos de baixa e alta potência, apresentando um sistema eFan facilmente escalável com níveis de potência variados de 5 kW e 20 Nm de binário (até 40 kW e 160 Nm)”, pode ler-se no comunicado.

“Este design modular oferece aos clientes a escolha de ventiladores abertos ou ventiladores de anel, bem como inversores externos ou integrados. Além disso, os componentes dos eFans são escaláveis, com a capacidade de personalizar interfaces e conectores para cumprir os requisitos específicos do cliente”, conclui a nota de imprensa.

Mais sobre a BorgWarner aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional