“Os especialistas concordam que o aquecimento global deve ser limitado a 1,5°C, o que evitará os piores efeitos das alterações climáticas. Tal será alcançado reduzindo as emissões de CO2”, começa por enquadrar a MANN-FILTER, em comunicado.
“Como quase um quarto do CO2 que afeta negativamente o clima mundial provém do transporte, a mobilidade elétrica é considerada um componente-chave de um sistema de transporte sustentável e ecológico, desde que a eletricidade venha de fontes renováveis”, acrescenta.
Quando se trata de mobilidade elétrica, a maioria das pessoas pensa em veículos elétricos: híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos movidos a bateria (BEV), como carros, camiões ou autocarros. E, depois, há os veículos elétricos equipados com célula de combustível (FCEV).
“Vamos lançar uma luz sobre tudo isso: que tipos de acionamento estão disponíveis para veículos elétricos?”, questiona a empresa. “O que todas essas tecnologias têm em comum é que a energia elétrica é utilizada para auxiliar o motor de combustão, reduzindo, assim, o consumo de combustível e as emissões de CO2, ou para conduzir o veículo com o motor elétrico”, explica.
“A eletricidade necessária é gerada por uma célula de combustível a bordo ou armazenada quando as baterias são carregadas. Não importa de onde venha, essa potência é convertida pelo sistema eletrónico de potência do veículo, permitindo que ela seja utilizada para acionar o veículo”, refere.
Mobilidade mais limpa
Os veículos híbridos combinam um motor de combustão convencional com um motor elétrico. Normalmente, geram a eletricidade necessária para carregar a bateria durante a circulação. “Existem vários tipos de veículos híbridos, como híbridos suaves, completos e plug-in. A principal diferença é o grau de eletrificação”, pode ler-se.
“Nos veículos híbridos ligeiros, a bateria é carregada por regeneração (recuperação de energia de travagem). Esses veículos não dispõem de outra fonte de energia, nem podem ser carregados a partir de uma fonte externa. Apenas os veículos híbridos plug-in podem carregar a partir de uma fonte externa”, esclarece a MANN-FILTER.
Nos veículos híbridos ligeiros, um pequeno motor elétrico auxilia o motor de combustão e fornece potência adicional ao acelerar. “Geralmente, não é possível conduzir o veículo usando apenas energia elétrica”, afirma a marca alemã.
“Os veículos elétricos emitem significativamente menos emissões do que os veículos com sistemas de acionamento tradicionais. No entanto, é importante distinguir, claramente, entre dois tipos de emissões: CO2, que é um Gás com Efeito de Estufa que acelera massivamente o aquecimento global. E o NOx, material particulado, que são emissões perigosas que têm um efeito adverso na saúde e na expectativa de vida das pessoas em todo o mundo”, afirma Michael Harenbrock, especialista principal em mobilidade elétrica da MANN+HUMMEL.
“É importante lembrar que os veículos elétricos também emitem partículas, como poeira de travões e pneus. Essa é uma das poucas desvantagens dos carros elétricos. E é aí que entramos. O nosso foco é uma mobilidade mais limpa”, reforça.
Para isso, o nosso portefólio já inclui filtros particulados e filtros de poeira de travagem , bem como novas soluções de filtro para células de combustível, sistemas de bateria, eixos elétricos e transmissões híbridas. A nossa linha de produtos nunca para de crescer”, sublinha a mesma fonte.
“Já oferecemos os primeiros produtos deste tipo no mercado de reposição automóvel sob a nossa marca de filtros premium MANN-FILTER. No futuro, os veículos elétricos serão usados para a maioria dos propósitos de transporte. Isso é um facto. No entanto, resta saber qual tipo de veículo será o mais adequado”, acrescenta.
“Seja elétrico, híbrido ou hidrogénio, entendemos os desafios impostos pelos requisitos de filtração atuais e futuros. E aplicamos as nossas oito décadas de experiência em desenvolvimento para criar elementos de filtro inovadores. O nosso objetivo é sempre o mesmo: oferecer aos clientes peças perfeitas e serviço perfeito”, conclui.
Mais sobre a MANN-FILTER aqui.