powered by

Valeo e École polytechnique de Paris renovam parceria na área da inovação

Parceria de pesquisa e inovação, renovada por mais dois anos, tem como objetivo apoiar projetos tecnológicos no campo da nova mobilidade de baixo carbono.

A Valeo e a escola de engenharia École polytechnique anunciaram a renovação da sua parceria de pesquisa e inovação por mais dois anos, com o objetivo de apoiar projetos tecnológicos no campo da nova mobilidade de baixo carbono.

“Esses projetos serão elegíveis para participar do programa X-CORP para empresas do Drahi X-Novation Center – polo de empreendedorismo e inovação da École Polytechnique”, afirma a Valeo.

Localizado no coração do campus do Institut polytechnique de Paris e do planalto de Saclay – muitas vezes referido como o próprio Silicon Valley de França – o Drahi X-Novation Center oferece uma variedade de programas de apoio tanto para start-ups (através da sua incubadora) como para empresas na procura de um ambiente estimulante, ao lado dos 23 laboratórios de pesquisa da escola. Também abriga um espaço de prototipagem aberto a todos.

“Esta parceria renovada permitirá ao Grupo Valeo antecipar e identificar novas tecnologias para completar o seu portefólio de produtos. A parceria também é uma oportunidade para a Valeo responder, de forma rápida e eficaz, às mudanças no setor de mobilidade, através do acesso a um sistema de inovação aberta no coração do planalto de Saclay e para acelerar o tempo de lançamento no mercado de soluções tecnológicas inovadoras. Para isso, uma equipa de 20 pesquisadores da Valeo trabalha, diariamente, na incubadora”, salienta a empresa.

“A indústria da mobilidade nunca experimentou uma combinação de tais convulsões sísmicas ao mesmo tempo. Essa parceria com o Drahi X-Novation Center demonstra perfeitamente como a nossa estratégia de inovação aberta nos coloca no centro dessas transformações”, afirma Geoffrey Bouquot, diretor de tecnologia e vice-presidente de estratégia da Valeo.

“É uma ótima maneira de promover uma abordagem ágil e empreendedora para acelerar os nossos projetos de inovação. Além do mais, reunir cientistas, start-ups, pesquisadores e fabricantes oferece uma oportunidade fantástica para aumentar a energia e apresentar novas ideias”, acrescenta.

Para a École polytechnique, ter um grupo internacional como a Valeo no Drahi X-Novation Center ajuda a estimular a inovação aberta com as suas start-ups e aumenta a interação entre academia e indústria, o que é crucial para a capacidade de inovar do país.

Bruno Cattan, vice-presidente de Relações Corporativas, Empreendedorismo e Inovação da École Polytechnique, acredita que “a inovação é um dos três pilares estratégicos da École Polytechnique”, diz.

“No Drahi X-Novation Center, apoiamos a inovação de várias maneiras, desde educar os alunos até incubar start-ups e apoiar projetos liderados por grandes corporações. Como um dos principais parceiros do centro, a Valeo incorpora o nosso compromisso de tornar o Drahi X-Novation Center num local para inovação aberta”, refere.

Check-up Media Valeo IAA Mobility 2021

Estabelecido, pela primeira vez, há cinco anos, a parceria permitiu que a Valeo registasse 142 patentes como novos alicerces que sustentam o surgimento de veículos elétricos e autónomos. Duas das tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Valeo nesta parceria?

“Valeo Smart Cocoon, sistema que proporciona conforto térmico localizado e adaptado ao tipo de corpo de cada passageiro. Oferece conforto personalizado, minimizando a procura de energia do veículo, com até 30% de economia de energia (no inverno). O que é particularmente importante para otimizar o alcance do veículo elétrico”, destaca.

Agora, a segunda: “Valeo FlexHeater, uma nova solução de aquecimento inteligente que consome 25% menos eletricidade com quatro passageiros a bordo e 50% menos quando o condutor está sozinho, em comparação com um sistema de aquecimento tradicional, que fornece fluxos de ar por ventilação”, explica.

“A este nível de eficiência é possibilitado pela tecnologia que aquece, simultaneamente, as paredes do habitáculo e os ocupantes do veículo, através de radiação de calor – evitando perdas térmicas substanciais – juntamente com o algoritmo de controlo térmico inteligente da Valeo”, frisa.

A inovação está no centro da estratégia de crescimento da Valeo. Em 2021, o grupo investiu 12% das suas vendas de equipamentos de origem em I&D – proporção comparável à dos gigantes mundiais da tecnologia.

Em 2020, a Valeo registou 1.777 patentes em todo o mundo, de acordo com o último ranking do Instituto Nacional Francês de Propriedade Intelectual (INPI), publicado em junho de 2022. A extensão da parceria da Valeo com a École polytechnique ilustra esse compromisso com a inovação.

Mais sobre a Valeo aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade