powered by

DEKRA avança para novo centro de testes para sistemas de baterias

Novo complexo de testes para sistemas de baterias de automóveis da DEKRA, na Alemanha, deverá estar operacional e a funcionar a 100% no final de 2024.

A DEKRA está a construir um novo centro de testes para baterias de automóveis e estacionárias. A instalação estará localizada no Centro de Tecnologia da empresa em Lausitzring, Brandenburg, na Alemanha.

“É um elemento importante na estratégia da DEKRA oferecer testes abrangentes e serviços especializados para todos os aspetos da mobilidade elétrica de uma única fonte”, avança a empresa, em comunicado.

O novo laboratório, para o qual a empresa está a investir milhões de euros na casa dos dois dígitos, “está programado para estar totalmente operacional no final de 2024”, adianta.

“A procura por serviços de teste em relação ao desenvolvimento, validação e certificação de módulos e pacotes de bateria de elevada capacidade aumentou acentuadamente e continuará a aumentar”, diz Fernando E. Hardasmal Barrera, vice-presidente executivo do DEKRA Group e diretor da Divisão de Serviço de Teste de Produto.

“Com os nossos serviços existentes e as novas instalações de laboratório, pretendemos dar resposta a essa procura e ser um player global líder em testes de mobilidade elétrica”, acrescenta o responsável.

Os serviços de teste de produtos da DEKRA – em Arnhem (Países Baixos), Klettwitz, Estugarda (Alemanha) e Guangzhou (China), entre outros – incluem, atualmente, testes de segurança e EMC de infraestrutura de carregamento, motores elétricos e eixos, cabos e inversores, bem como células de bateria e pequenos módulos.

O novo centro de testes de última geração oferecerá todos os tipos de testes de bateria debaixo do mesmo teto. Testes mecânicos, de desempenho e ambientais serão acompanhados por testes de esforço, onde as baterias são expostas a situações que vão muito para além da sua utilização regular.

“Existe uma procura particularmente elevada para esses tipos de testes no momento”, explica Fernando E. Hardasmal Barrera. “Focar nos testes de esforço também significa, é claro, que os padrões de segurança e proteção nas novas instalações estarão no nível máximo”, diz.

Todos os serviços serão oferecidos durante o desenvolvimento, bem como no contexto de homologação, certificação e garantia de qualidade ou fiscalização do mercado. “Esses novos serviços aprimoram o nosso Centro de Tecnologia DEKRA, em Lausitzring, como um dos centros de testes mais completos e avançados para a indústria automóvel do mundo”, acrescenta o responsável.

O grupo-alvo para os serviços fornecidos pelo laboratório de baterias planeado inclui fabricantes de veículos, de baterias e componentes, bem como fornecedores de serviços de engenharia e autoridades.

A crescente procura por testes de bateria está ligada à proibição proposta pela UE para motores de combustão a partir de 2035, bem como à estratégia declarada de vários fabricantes de automóveis de tornarem totalmente elétricos antes dessa data.

O facto de o novo Centro de Teste de Baterias DEKRA estar localizado no Centro de Tecnologia de Brandenburg é uma decisão estratégica tendo em vista as necessidades do cliente.

“Nas nossas pistas no DEKRA Lausitzring, bem como nos nossos laboratórios vizinhos em Klettwitz, já estamos a testar veículos e componentes sob uma ampla variedade de problemas e condições – precisamente para os grupos de clientes que também abordaremos no futuro com teste de bateria”, revela Guido Kutschera, vice-presidente executivo do Grupo DEKRA e diretor da região da Alemanha.

“Neste local, também temos as nossas recém-inaugurados bancos de ensaios de motores elétricos e eixos. A proximidade do novo centro de testes de bateria permitirá testes de e-drive em combinação com sistemas de bateria no futuro”, acrescenta a mesma fonte.

Mais sobre a DEKRA aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade