Schaeffler fortalece rede de inovação para tecnologias emergentes

Abertura de um novo laboratório na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, visa desenvolver soluções inovadoras em três áreas tecnológicas: robótica, digitalização e Indústria 4.0.

A Schaeffler está a fortalecer as suas atividades de pesquisa com a abertura de um novo laboratório na Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura. Tal amplia o envolvimento da empresa alemã na NTU, que começou em 2016 com a criação de um centro de inovação para mobilidade urbana.

Os colaboradores da Schaeffler colaboram no novo laboratório com pesquisadores, doutorados e estudantes da NTU para realizar pesquisas em áreas pioneiras de robótica, digitalização e Indústria 4.0, sob o programa SHARE (Schaeffler Hubs for Advanced Research).

“O programa SHARE é uma parte importante do nosso Roadmap 2025”, disse Uwe Wagner, diretor de tecnologia da Schaeffler AG. “Ao combinar o nosso pioneirismo com pontos de vista externos num ambiente ágil, desempenha um papel fundamental na conclusão bem-sucedida de projetos de pesquisa e na redução do tempo necessário para levar os produtos ao mercado”, acrescenta.

E vai mais longe: “Em resposta ao aumento da produção autónoma, iremos, por exemplo, oferecer aos clientes sistemas mecatrónicos inovadores para o mercado de robótica em rápido crescimento, área na qual o novo laboratório aumentará, significativamente, a nossa capacidade de inovação”.

O novo laboratório da NTU está a realizar pesquisas em projetos focados no setor nas áreas de robótica colaborativa, plataformas de robots móveis autónomos (AMR) e IoT para fábricas inteligentes.

A Schaeffler já oferece aos clientes soluções inovadoras nessas áreas de tecnologia. Exemplos incluem atuadores de precisão de elevado desempenho para braços robóticos e solução de IoT OPTIME, que torna a monitorização abrangente de condições de máquinas de produção eficiente e económica.

Desde a sua criação, em 2013, que a rede SHARE tornou-se numa parte importante do conceito de I&D da Schaeffler. Já dispõe de unidades em cinco universidades líderes em todo o mundo: Europa, Ásia/Pacífico, China e América.

O objetivo da rede SHARE é expandir o estado da arte atual e transferir os novos insights obtidos para as atividades de desenvolvimento de produtos da Schaeffler. Cada SHARE concentra-se numa área tecnológica específica de importância estratégica para o futuro.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Internacional