“Os panos de limpeza garantem a remoção de sujidade ou lixo numa ampla variedade de indústrias, locais onde entram em contacto com uma ampla variedade de materiais, substâncias e substâncias perigosas”, começa por explicar a MEWA.
“Se forem utilizados num sistema reutilizável, os panos devem ser recolhidos, armazenados e transportados depois de usados em condições de segurança bem definidas. Porque os panos têxteis embebidos em óleos, gorduras ou solventes podem aquecer ou incendiar-se em condições desfavoráveis”, alerta.
Os contentores de segurança certificados SaCon são, portanto, parte integrante do sistema de panos de limpeza, ao abrigo do conceito sharing têxtil da MEWA: “São eles que garantem o manuseamento seguro dos panos sujos. O SaCon foi testado pela TÜV de acordo com os requisitos internacionais da ADR e aprovada pela BAM como embalagem preparada para transportar materiais perigosos”, revela.
“Tal inclui, entre outras coisas, testes para determinar se os contentores podem resistir a queda de grande altura sem ficarem danificados, bem como teste de pressão de empilhamento e verificação da espessura correta da parede. Também é testado regularmente quanto à conformidade das suas especificações, sendo monitorizado por organizações externas”, adianta.
Os contentores de segurança são empilháveis e adequados para paletes. Além disso, as rodas e pegas integradas de que dispõe permitem uma fácil recolocação. Já o sistema de travamento SaCon-fix, garante uma abertura fácil através de um pedal. O sistema de elevação automático garante que a tampa se feche automaticamente e o selo hermético evita a ocorrência de incêndios.
“Os contentores são feitos de plástico HDPE, que é considerado particularmente seguro e resistente”, sublinha Michael Ballermann, chefe de Serviço Técnico da MEWA. “Além disso, os contentores são mais leves do que os de metal e, portanto, mais ergonómicos”, acrescenta o responsável.
O MEWA SaCon está disponível em duas versões: SaCon e SaCon anti-estático, sendo adequado para áreas à prova de explosão e recomendado para solventes com pontos de ebuluição abaixo de 55°C.
Ambas as versões são produzidas pela RS Kunststoff, uma subsidiária do Grupo MEWA. Além disso, todos os contentores SaCon são verificados regularmente quanto à sua utilização e têm um período máximo de “vida”, de acordo com a ADR. Cumprido esse tempo, são reciclados de forma ecologicamente correta por empresas certificadas.
Mais sobre a MEWA aqui.