A BMW acaba de registar a patente de um volante tipo manche de avião. Uma decisão que respeita a grande tendência da indústria, apesar das críticas que o modelo Yoke, apresentado pela Tesla, com volante também em “U”, tem tido da parte dos seus fãs. E vai ainda mais longe.
O documento registado no United States Patent & Trademark Office dá conta de um equipamento muito compacto e com funções retráteis, para permitir a sua utilização com apenas uma mão, e um desenho básico em “U”, com a possibilidade de fazer rodar as extremidades, de forma independente do elemento central, que parece manter-se fixo, mesmo em curva.
A marca germânica havia já submetido um outro pedido de patente, registando um volante para os seus futuros autónomos, que se destaca pela capacidade de mudar de forma, podendo alterar entre o convencional formato circular e o tipo retangular, através de pequenas dobradiças no aro.
Segundo a descrição, este volante da BMW modificaria o seu formato em função do tipo de utilização, assumindo um formato mais compacto sempre que o condutor ativa o modo autónomo. Ao selecionar o modo manual, o volante voltará ao formato circular, para um manuseamento mais intuitivo e seguro.
Mais sobre a BMW aqui.








