powered by

Eurol e Toyota Gazoo Racing Team prontas para o Dakar 2022

Depois do segundo lugar alcançado no ano passado, a equipa patrocinada pela Eurol tem tudo a postos para o Dakar 2022. A começar por uma nova Toyota Hilux.

Pelo quarto ano consecutivo, a Eurol é uma “parceira orgulhosa” da Toyota Gazoo Racing Team. Depois de uma corrida emocionante no Dakar 2021, a equipa terminou em segundo lugar. Mas a equipa de fábrica “não ficou parada” e aponta já para a prova de 2022, na qual a Toyota Gazoo Racing Team competirá com uma Hilux totalmente nova.

A nova Toyota GR Dakar Hilux, que também competirá no FIA World Rally-Raid Championship 2022, faz parte da série de carros da Toyota Gazoo Racing Team. A nova Hilux utiliza a gama Eurol Speciality Racing, com tecnologia SYNGIS.

A nova GR DKR Hilux T1+ é movida por um motor V6 biturbo de 3,5 litros, proveniente do já conhecido novo Toyota Land Cruiser 300 GR Sport. Conta com um binário mais baixo do que seu antecessor, beneficiando da redução do peso no motor, embora, no conjunto, tenha aumentado para 2.000 kg, de acordo com os regulamentos.

O desempenho do novo motor é regido pelas regras estabelecidas pela FIA e, como tal, oferece 298 kW. Utiliza turbos standard Toyota, bem como um intercooler standard. Mas a orientação deste componente teve de ser modificada para o carro de corrida, mas a peça, em si, permanece em stock, dada a sua eficiência comprovada.

A nova Hilux dispõe de um sistema de suspensão que teve um aumento de curso de 280 mm para 350 mm, o que permite ao piloto aproveitar ao máximo os novos pneus que foram aumentados de 32” para 37”. A largura do pneu também aumentou de 245 mm para 320 mm.

“A novíssima Toyota GR DKR Hilux progrediu extremamente bem nos últimos meses de desenvolvimento e estamos confiantes de que, agora, está pronta para enfrentar o Rally Dakar. Como tal, retirámo-la, oficialmente, do programa de protótipos para continuarmos a refiná-la a tempo da corrida de janeiro”, afirma Glyn Hall, responsável da equipa.

“O novo motor do Land Cruiser provou ser fiável  desde o início e trabalhar com ele em stock significa não precisarmos de sobrecarregar o motor para extrair o máximo desempenho”, acrescenta.

A equipa fará um teste final na África do Sul antes de preparar as unidades para embarque rumo à Arábia Saudita, no início de dezembro. A rota final para o Dakar 2022 ainda não foi anunciada, mas espera-se que o terreno seja semelhante ao encontrado nas edições de 2020 e 2021.

Mais sobre a Eurol aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFSonaxliquimoly_300x150_mFebi BilsteinBlueprintSWAG_300x150

artigos relacionados

Últimas

Repintura