Num ano complicado e exigente como foi o de 2020, a IVECO BUS aproveitou para apostar forte na sustentabilidade das suas frotas. Segundo a empresa, o ano transato foi de “grande importância para os autocarros urbanos movidos a gás natural, por um sistema híbrido/elétrico ou em configuração 100% elétrica”.
Porquê? “Estas energias alternativas representaram mais de 77% da produção, um crescimento de 17% quando comparado com o ano de 2019. Os modelos movidos a gás natural registaram o seu maior crescimento, com um em cada dois autocarros a recorrerem a este tipo de solução. O fabrico de veículos intercidades Crossway Natural Power duplicou, representando 10% da produção”, explica fonte da empresa.
Os autocarros a gás natural da IVECO BUS ajudam a preservar os recursos naturais, uma vez que são 100% compatíveis com biometano recuperado de resíduos orgânicos. O gás natural é um combustível particularmente atrativo em termos de cumprimento de objetivos ambientais, quer no campo das emissões poluentes, quer no que diz respeito a poluição sonora.
“Num contexto onde a qualidade do ar, a proteção do clima e a saúde pública estão no centro das preocupações globais, estamos orgulhosos por poder disponibilizar uma gama de veículos limpos que conseguem responder a todos os desafios do transporte público e por confirmar que a transição energética é, mais do que nunca, uma realidade na IVECO BUS”
Stéphane Espinasse
Responsável da IVECO BUS
Isto porque a emissão de partículas finas é quase zero e as emissões de NOx são reduzidas em mais de um terço. Este benefício ambiental resulta numa redução dos gases com efeito de estufa de até 95% e os níveis de ruído descem para metade, permitindo uma operação excecionalmente silenciosa para motoristas, passageiros e residentes.
Além da sua gama movida a gás natural, a IVECO BUS está envolvida numa outra área dos transportes sustentáveis: a mobilidade sem carbono, tendo desenvolvido, igualmente, famílias de veículos híbridos/elétricos e totalmente elétricos espelhados nas gamas Hybrid, E-Way e In-Motion Charging.
A família de híbridos está disponível em versões de 12 ou 18 metros dos modelos da IVECO BUS. Equipados com a funcionalidade “Arrive & Go”, estes autocarros full hybrid são capazes de percorrer até cerca de 60 metros, à chegada e à partida dos pontos de paragem, bem como nos semáforos, em modo puramente elétrico, em absoluto silêncio e sem emissões.
Sabia que…
a IVECO BUS beneficia de uma abrangente especialização em veículos movidos a energias alternativas, propondo uma completa gama a gás natural comprimido – 100% compatível com biometano – e no domínio da mobilidade elétrica, indo ao encontro de todo o tipo de necessidades de transporte?
A oferta 100% elétrica da marca faz-se com a família E-Way, alimentada a bateria, e está, agora, disponível em dois designs, quatro comprimentos (9,5, 10,7, 12 e 18 metros) e com três modos de carregamento possíveis: durante a noite, na garagem; através de pantógrafo (ascendente ou descendente); recarregamento misto de forma a responder às necessidades de autonomia de cada cliente.
Por fim, o fabricante disponibiliza, ainda, uma versão In-Motion Charging, que combina as linhas elétricas superiores com uma pequena bateria a bordo. Estes veículos carregam enquanto circulam sob os cabos superiores. Conseguem, também, percorrer uma distância entre 25 e 40% da linha só com alimentação pela bateria.
“Num contexto onde a qualidade do ar, a proteção do clima e a saúde pública estão no centro das preocupações globais, estamos orgulhosos por poder disponibilizar uma gama de veículos limpos que conseguem responder a todos os desafios do transporte público e por confirmar que a transição energética é, mais do que nunca, uma realidade na IVECO BUS”, afirma Stéphane Espinasse, responsável da IVECO BUS.
Mais sobre a IVECO aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade