powered by

Adivinha qual é a “fábrica de sonho” neutra em carbono?

Últimos dados registados na sede da Bentley Motors demonstram uma impressionante redução global do impacto ambiental por veículo, ao comparar os números de 2021 com os de 2020.

Dados da “Dream Factory”, da Bentley Motors, em Crewe, revelam que a marca britânica está próxima de se tornar no fabricante de automóveis de luxo mais sustentável do mundo.

Os últimos dados registados na sede da empresa demonstram uma impressionante redução global do impacto ambiental por veículo, ao comparar números de 2021 com os de 2020, pese embora o facto de a Bentley ter aumentado o volume de produção em 38,3% no mesmo período. Tal contribui para uma redução global de 76,7% por veículo, desde 2010.

Têm sido feitas uma série de melhorias na fábrica desde 2010, que servem para a divulgação destes novos números, uma vez que a Bentley se foca nos princípios chave da redução e reutilização.

A quantidade de água utilizada na fábrica foi reduzida em 26,6% no ano passado, graças ao grande investimento em medidas de captação de água e na instalação de sistemas de reciclagem de água.

Parte desta diminuição deveu-se, também, a uma redução do uso “doméstico” de água no local, conseguida através do elevado número de colaboradores que trabalharam a partir de casa durante a pandemia.

No entanto, um segundo tanque de captação de água – com capacidade para fornecer mais 1.800 litros de água da chuva por dia – acaba de ser instalado no telhado do novo Centro de Excelência para Acabamento de Veículos.

O novo tanque também será ligado ao sistema de água da osmose inversa da oficina de tintas e servirá, diretamente, as instalações sanitárias na nova área de acabamento da fábrica.

Os novos dados demonstram ainda uma queda de 70,2% nas emissões de CO2 na fábrica de Pyms Lane, onde todos os modelos Bentley são construídos. Queda esta que se deve, em grande parte, ao facto de a Bentley utilizar gás verde e biocombustíveis nos seus veículos logísticos.

Check-up Media Bentley Crewe 2

Mas os números melhoram ainda mais em relação aos cortes anteriores de CO2 na fábrica, graças ao recurso a energia gerada a partir do extenso sistema fotovoltaico solar na fábrica. Em janeiro, a Bentley confirmou que o sistema, atualmente composto por cerca de 31.500 painéis, será ainda mais amplificado.

O consumo de energia por veículo diminuiu 17,2% graças a uma aposta contínua na eficiência, na utilização de gás verde e no impacto de um sistema de caldeiras mais eficiente.

Os compostos orgânicos voláteis (COV) – materiais frequentemente encontrados em itens como adesivos – também foram cortados em 17,5%. A Bentley planeia investir em novas tecnologias na fábrica para reduzir ainda mais este valor nos próximos 12 meses.

Mais sobre a Bentley aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.são jose PneusSKFAser aftermarket AutomotiveDaycoSWAG_300x150BlueprintQF-LDA RacingStratioWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Lubrificantes