Com o lançamento de sistemas de transportes autónomos da ZF, o grupo está a assumir “um papel de liderança no futuro desenvolvimento do transporte público”, afirma a ZF, em comunicado.
Na preparação para a feira de mobilidade Move 2023 em Londres, o grupo de tecnologia anunciou que a ZF Services UK está a dar os primeiros passos para introduzir o seu ATS no mercado britânico, depois de ganhar uma bolsa do Centre for Connected Autonomous Vehicles (CCAV) para conduzir um estudo de viabilidade para projetos em Solihull.
“Como fornecedora completa de sistemas de transporte autónomo, a ZF trabalhará em estreita colaboração com líderes do setor, incluindo Transport for West Midlands, Solihull Metropolitan Borough Council, Syselek (UK) Limited e OVE Arup, além de outros parceiros, para desenvolver transportes sem condutor na área, com o projeto a visar estabelecer rotas de passageiros”, avança a empresa.
O projeto, iniciado no segundo trimestre de 2023, baseia-se num caso de negócios existente para uma rota de metro em West Midlands, enquanto desenvolve um caso verificado independente para um corredor de trânsito.
“Isso será alcançado substituindo a solução inicial de metro leve pelos recursos de serviços sem condutor, supervisionados remotamente e sem trilhos, utilizando autocarros autónomos e livres de emissões em faixas segregadas”, explica a ZF, no mesmo documento.
Crucialmente, o estudo considerará os requisitos tradicionais baseados em trilhos e os custos operacionais e de capital associados, que podem ser removidos, bem como os novos requisitos e custos que serão necessários para um sistema automatizado, além de demonstrar a viabilidade de entrega.
O estudo procura dar resposta a duas necessidades fundamentais de transporte: crescimento como resultado da HS2 Curzon Street em Birmingham, bem como a chegada da HS2 Interchange em Solihull, abordando a falta de conectividade de transporte público de alta qualidade nas comunidades ao longo da rota proposta, que deixou essas áreas isoladas de oportunidades de emprego e serviços locais.
As rotas identificadas, ligando os centros comerciais de East Birmingham e ‘The Hub’ em North Solihull, conectam algumas das comunidades mais carentes do país. Estes foram identificados por líderes políticos como necessários durante mais de duas décadas, mas, até ao momento, com base em tecnologias de transporte tradicionais, foram considerados muito caros para serem entregues.
A possibilidade de operar transportes entre a Estação Internacional de Birmingham, o Birmingham Business Park e o NEC, é, também, considerada, já que o governo continua a investir em tecnologia de transporte futura.
“Estamos muito satisfeitos por ter vencido a licitação para trabalhar num projeto tão fantástico e inovador. Este é um setor emergente e a indústria de transporte caminha para um futuro autónomo, garantindo uma opção mais limpa e segura para passageiros e ambiente”, afirma David Morgan, gestor vendas do Reino Unido para Autonomous Transport Systems do ZF Group UK.
A ZF tem mais de 25 anos de experiência na tecnologia ATS, com os seus transportes autónomos e totalmente elétricos a cobrir mais de 62 milhões de quilómetros, além de transportar mais de 14 milhões de passageiros desde que entraram em operação, no ano de 1997.
Além disso, a ZF oferece apoio vitalício desde o planeamento até a implementação, operação e serviço pós-venda, trabalhando em estreita colaboração com os seus clientes para fornecer um pacote sob medida para dar resposta às suas necessidades e garantir que o processo seja o mais perfeito possível. Nesse sentido, a ZF é um fornecedor completo de sistemas de transporte autónomo.
O transporte de última geração da ZF será capaz de “condução autónoma SAE nível 4 e, portanto, onde a estrutura legislativa local permitir, será capaz de manobrar no tráfego misto sem um comissário de segurança”, garante.
“Com isso, a ZF possibilita a operação de sistemas de transporte autónomos também em áreas densamente povoadas, sem a necessidade de faixas de transporte segregadas ou dedicadas, dando uma importante contribuição para a descarbonização”, refere.
Os benefícios dos seus veículos ATS mais recentes incluem tempo de introdução mais rápido, menor instalação, infraestrutura e custos de sistema em comparação com as ofertas ferroviárias tradicionais.
O hardware nos transportes é projetado, especificamente, para aplicações em automóveis. A ZF fabrica muitos componentes para automóveis de elevada qualidade, oferecendo maior fiabilidade, qualidade e repetibilidade.
Os transportes espaciais são equipados com tecnologia de sensor de última geração, composta por LiDAR, radar, câmara e sistemas de áudio que fornecem deteção ambiental precisa. O que é complementado por outras tecnologias, como a plataforma de conectividade ZF ProConnect, que permite a comunicação com a infraestrutura V2X e a “nuvem”.
“O Virtual Driver – o software AD da ZF – processa os grandes volumes de informações, deriva estratégias de condução segura usando inteligência artificial e transmite-as como entrada para os atuadores a bordo. Substitui o condutor humano e, portanto, torna o volante e o pedal do travão supérfluos”, explica a mesma fonte, em comunicado.
A pilha de software consiste em duas partes principais: o caminho de desempenho e o caminho de segurança. Juntos, ambos permitem uma operação de transporte nível 4 ou outras transportadoras de forma segura e confiável.
O caminho de segurança monitoriza situações abrangentes sob aspetos de segurança, define guarda-corpos virtuais para o caminho de desempenho e intervém, se necessário, para ajudar a mitigar situações críticas.
Enquanto isso, o caminho de desempenho permite uma condução suave em cenários complexos. A ZF desenvolveu-os em parceria com a Oxa (anteriormente Oxbotica), líder global em software de veículos autónomos para empresas.
“Na ZF, investimos fortemente em pesquisa e desenvolvimento para garantir que possamos trazer tecnologias futuras para o mercado, garantindo que os clientes tenham acesso a suporte em todos os níveis e recebam uma oferta comercial completa”, diz David Morgan, gestor de vendas do Reino Unido para Sistemas de Transporte Autónomo do ZF Group UK.
Mais sobre a ZF aqui.