powered by

ZF revela novos avanços tecnológicos para veículos comerciais

Empresa leva as tecnologias de segurança para o “próximo nível” com variedade de recursos ADAS, que auxiliam os OEM no cumprimento dos regulamentos.
Check-up Media ZF safety technologies

A ZF tem um forte histórico de desenvolvimento de sistemas para veículos comerciais que podem tornar a condução mais segura e reduzir o risco de acidentes. Como fornecedor global que oferece o mais amplo portefólio de produtos da indústria de veículos comerciais, desde componentes individuais até soluções completas para todo o sistema, a ZF “fornece todos os sistemas necessários para ajudar a cumprir os mais recentes padrões GSR”, adianta o comunicado.

“Ao aproveitar as capacidades de transferência de tecnologia entre divisões, a ZF também é capaz de desenvolver novos avanços em tecnologias ADAS, levando a inovação em sistemas de segurança para o próximo nível”, frisa o mesmo documento.

“As tecnologias ZF ADAS baseiam-se em software e algoritmos sofisticados para avaliar se os objetos nas proximidades do veículo representam um perigo. Os sistemas inteligentes também detetam a sonolência ou desatenção do condutor e determinam que ação, aviso ou intervenção é necessária”, explica.

Conjunto de sistemas

A ZF fornece um conjunto completo de sistemas ADAS para apoiar os clientes na conformidade regulatória. “O conjunto completo de tecnologias GSR ADAS da ZF inclui uma gama de sistemas inteligentes que abrangem uma combinação de sensores, software e travagem automática. Câmaras e radares podem detetar obstáculos e outros objetos na estrada, incluindo outros veículos, peões e ciclistas, mesmo quando estão em ângulos mortos, enquanto monitorizam sinais de velocidade e marcações de estrada”, adianta.

“Os sistemas de pressão dos pneus verificam se os pneus estão devidamente calibrados para reduzir o risco de uma situação de explosão. Além do GSR, as tecnologias da ZF tornam os veículos comerciais ainda mais seguros”, sublinha a mesma fonte, em comunicado.

Check-up Media ZF safety technologies 2
Mudança de faixa automatizada

Com base no projeto pioneiro da indústria Highway Assist Lane Change (HALC), a ZF desenvolveu um sistema que “pode evitar, de forma inteligente, o caso assustador de um camião a fazer sinal para ultrapassar enquanto outro veículo está a ocupar aquela faixa, ajudando a mitigar uma possível colisão”, revela a empresa.

O sistema aproveita as mais recentes plataformas de travagem e direção da ZF, OnGuardMAX, mBSP XBS e ReAX, juntamente com uma câmara de habitáculo adicional que monitoriza, continuamente, a atenção do condutor. “O sistema também pode monitorizar se há um veículo na frente e mantém uma distância segura”, explica.

Para a mudança de faixa, o sistema monitoriza o tráfego na faixa seguinte, assegurando, ao mesmo tempo, que o condutor mantém a atenção às condições da estrada.

“Quando o condutor pretende mudar de faixa, o sistema garante que todas as verificações necessárias, como dos espelhos, foram realizadas antes da sinalização. Nesse caso, o sistema permite que o camião mude de faixa automaticamente depois de o indicador de mudança de direção ter sido ativado. Caso uma ou ambas as condições não sejam cumpridas, o sistema emitirá um alerta para impedir a manobra”, acrescenta a ZF.

ADAS adaptado à fricção

O sistema recorre a sensores e uma base de dados baseada em “nuvem” para fundir informações com o intuito de estimar as condições da estrada e determinar a quantidade de tração disponível.

Check-up Media ZF safety technologies 3

“É capaz de trocar informações entre veículos para antecipar as condições da estrada no trajeto a seguir. A estimativa precisa do atrito na estrada contribui para uma condução mais segura”, dá conta o mesmo documento.

“Ele suporta melhor desempenho de sistemas de segurança avançados, como Sistema Autónomo de Travagem de Emergência (AEBS), Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistemas de Travagem Antibloqueio (ABS) e Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC)”, esclarece a ZF.

O Truck-Trailer Link permite a próxima geração de comunicação entre camiões e reboques. “A ZF continua a definir o ritmo quando se trata de tecnologias de reboque, desenvolvendo uma ligação avançada entre camião e reboque para permitir transferência de dados e imagens mais seguras e de alta velocidade em tempo real”, salienta.

“A segurança funcional faz parte do design. Com o Truck-Trailer Link, diversas câmaras laterais e de marcha-atrás no atrelado são capazes de fornecer ao condutor a capacidade de visualizar ângulos mortos em redor do reboque. O sistema suporta assistência avançada em marcha-atrás com recurso de travagem automática”, conclui a ZF.

Mais sobre a ZF aqui.

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros