A ZF e a Aston Martin têm cooperado, com muito sucesso, desde os anos de 1950. O fabricante britânico de automóveis desportivos é dos clientes mais antigos da empresa alemã.
Na época, a ZF produzia a transmissão manual desportiva de cinco velocidades S5-325 para o DB5. Em nome da Aston Martin Lagonda, a ZF Tradition reproduziu, agora, esta transmissão depois de quase 60 anos – uma reprodução especial de 25 DB5 “Goldfinger” fiel ao original, com os gadgets especiais de James Bond.
O Aston Martin DB5 prateado será uma das estrelas maiores da sétima arte. E tendo o revivalismo presente, a Aston Martin Lagonda encomendou à ZF o fabrico da histórica transmissão desportiva S5-325 para a reprodução autêntica e exclusiva do carro de filme.
Todas as 280 peças individuais foram fabricadas com as tecnologias de produção mais recentes. A cúpula da caixa de velocidades foi fabricada por impressão 3D na fábrica da ZF em Pilsen.
Por sua vez, a alavanca de velocidades foi modificada: um orifício de dois milímetros foi perfurado para acomodar um cabo e simular o assento ejetável. O botão de mudança dispõe de uma aba que pode ser aberta, com um botão por baixo. O agente secreto apreciaria…
As peças de desgaste mais importantes, bem como revisões e reparações da transmissão, poderão recorrer, também, a reproduções com base na tecnologia 3D.
Mais sobre a ZF aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





