No CES 2023, em Las Vegas, o Grupo ZF está a anunciar grandes progressos na ampliação das tecnologias revolucionárias que cumprem a promessa da empresa: “Next Generation Mobility. NOW”. Os principais desenvolvimentos visam acelerar o aumento global da mobilidade elétrica, transporte automatizado e veículos definidos por software.
“A ZF oferece tecnologias inovadoras que contribuem para a mobilidade sustentável e ajudam a descarbonizar o mundo”, afirma Holger Klein, CEO do Grupo ZF. “Hoje, temos tudo para apoiar os nossos clientes, com sistemas holísticos de veículos baseados em controladores avançados de elevado desempenho, sensores inteligentes, atuadores inteligentes, conectividade e soluções em ‘nuvem’, além de software e funções de ponta”, sublinha.
“E sendo nós um fornecedor completo de sistemas de transporte autónomo, podemos dar um passo além, oferecendo todo o ecossistema necessário para implementar uma solução de transporte público limpa, segura e voltada para o mercado”, revela.
O computador de elevado desempenho ZF ProAI ultrapassa ainda mais os limites com a versão multidomínio.
“A nova edição, com capacidade para vários domínios do computador de alto desempenho ZF ProAI, significa que um dispositivo pode suportar ADAS baseado em domínio, infoentretenimento ou funções de chassis em placas separadas”, explica a ZF.
“Tal inclui configurações de sistema em chip de vários fornecedores. É ainda capaz de hospedar vários sistemas operacionais em paralelo, como, por exemplo, QNX para funções ADAS e Android Auto para infoentretenimento”, acrescenta o comunicado.
Outra grande vantagem é que as pilhas de software já desenvolvidas e implementadas em microprocessadores específicos podem ser transportadas para uma estrutura de vários domínios.
“Para acomodar isso, a ZF aumentou o poder de computação geral para atingir até 1.500 TOPS, um incremento de 50% em relação à versão anterior de última geração”, adianta.
E vai mais longe: “Ao mesmo tempo, a nova edição multidomínio ZF ProAI oferece eficiência energética extremamente boa de 5 TOPS por watt, mantendo um pacote compacto medindo 12x6x2”. O ZF ProAI multidomínio cumpre a expectativa da empresa de que 30 a 40% das novas plataformas de veículos serão baseadas em domínio já em 2025”.
O portefólio ZF ProAI de computadores de elevado desempenho está totalmente industrializado e pronto para o mercado, com 14 milhões de unidades já encomendadas e crescimento esperado. “O fornecimento de volume está programado para começar em 2024. A iminente produção em série desses supercomputadores poderosos é prova da estratégia e capacidade da ZF de desenvolver e ampliar blocos de construção cruciais de futuros conceitos de veículos num curto espaço de tempo”, afirma a ZF.
Outra estreia mundial no CES 2023 é o Heat Belt da ZF, “uma ideia inteligente projetada para ajudar a reduzir a energia consumida no aquecimento dos habitáculos dos passageiros dos veículos”, revela.
“O dispositivo de aquecimento de contacto aquece a parte da frente do corpo através de fios trançados. Tal atinge uma temperatura máxima de superfície de 40°C /104°F utilizando apenas 70 watts de energia. A instalação é simples, sem necessidade de ajustar retratores e pré-tensores de cinto”, diz.
O ZF Heat Belt com outros aquecedores de contacto, como aquecimento de assento ou volante, permite que os condutores ajustem o aquecimento do habitáculo para baixo, o que, por sua vez, pode aumentar a autonomia de um veículo elétrico em condições frias até 15%”, conta.
Em estreia mundial está ainda o transporte espacial de nível 4 da próxima geração, que oferece alta solução modular para ambientes operacionais mistos. “Será capaz de garantir uma condução autónoma SAE nível 4 e, portanto, onde a legislação local quadro permite, é capaz de manobrar no trânsito misto sem operador de segurança.
Com isso, a ZF viabiliza a operação de veículos autónomos e sistemas de transporte em áreas densamente povoadas, sem necessidade de faixas de transporte segregadas ou dedicadas, dando uma importante contribuição para a descarbonização.
Mais sobre a ZF aqui.