powered by

ZF reduz emissões de CO2 em 12.444 toneladas por ano através da remanufatura

Processo contempla 250 tipos de produtos para veículos ligeiros e comerciais, reduzindo as emissões de CO2 da empresa em 12.444 toneladas por ano.

A ZF continua a vincar o seu compromisso contínuo com a remanufatura e os impactos positivos substanciais que tal acarreta para ambiente, economia e ciclos de vida dos produtos. “A remanufatura permite que o grupo reduza, significativamente, as emissões de CO2 e economize energia todos os anos”, começa por revelar.

“Em 2020, por exemplo, a ZF reduziu as suas emissões globais de CO2 em cerca de 12.444 toneladas e realizou uma economia de energia estimada de 8.740.000 kWh através da remanufatura – medida em relação à produção da igual quantidade de peças novas”, acrescenta a empresa, que dispõe de um portefólio atual com 255 tipos de produtos diferentes.

“Todos precisamos de fazer parte da solução quando se trata da sustentabilidade do planeta. A nossa ambição é pavimentar o caminho para um mercado de reposição verde e sustentável. Graças à nossa presença global de remanufatura, já estamos a economizar recursos valiosos hoje, oferecendo aos clientes uma ampla variedade de produtos remanufaturados com qualidade OEM”, diz Philippe Colpron, responsável da ZF Aftermarket.

A remanufatura é o processo industrial controlado, reprodutível e sustentável pelo qual produtos ou peças usadas anteriormente são devolvidos à condição de bom ou melhor do que novo, tanto do ponto de vista da qualidade quanto do desempenho. Esse processo permite que os produtos tenham vários ciclos de vida e oferece economia significativa de tempo, material e custos quando comparado com a criação de um produto substituto concebido a partir do zero.

“Além disso, à medida que as disrupções continuam a desafiar quase todos os setores, a remanufatura desempenha um papel cada vez mais importante no fornecimento de peças necessárias para ajudar a manter as cadeias de abastecimento”, explica a empresa.

Refira-se que a ZF está envolvida na remanufatura industrial de componentes e conjuntos para veículos há cerca de 60 anos. Para a remanufatura, o grupo opera em 25 fábricas e locais de serviço em 15 países. Um total de 1.800 colaboradores da ZF dedicam-se à remanufatura de produtos para veículos ligeiros e comerciais, bem como aplicações fora de estrada, incluindo transmissões, sistemas de direção, eixos, conversores de binário, embraiagens, pinças de travão e peças de motor, entre outras.

“Proteger o meio ambiente é um dos nossos principais objetivos corporativos”, afirma Philippe Colpron. “Como a remanufatura é um importante contributo para a economia circular, estamos, constantemente, a esforçar-nos para estender as nossas capacidades e combiná-las com outras tecnologias voltadas para o futuro, como peças remanufaturadas para veículos elétricos”, frisa.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoChampion

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade