Julho assinalou os 25 anos da ZF Race Engineering. “Fundada em julho de 1998, a ZF Race Engineering iniciou a sua jornada até onde está hoje. A fusão de tecnologias e experiência fundamentada em mais de 125 anos de história do automobilismo, desenvolveu-se num negócio diversificado que apoia a indústria automóvel – e não só”, começa por recordar a ZF, em comunicado.
Ao longo das décadas, cinco títulos consecutivos de Fórmula 1 foram conquistados com os produtos da ZF, tornando a empresa num dos sucessos mais antigos do automobilismo. Dentro do DTM (German Touring Car Masters), a ZF também deixou a sua marca ao transferir o know-how de engenharia de corrida para o mercado de séries especiais, onde fornece apoios de suspensão para a geração atual dos lendários veículos 911 GT3 e GT3 RS, com a última geração das válvulas ZF CDCivo.
“Quer se trate de pilotos desportivos, vencedores de Le Mans, campeões do DTM, pilotos de Fórmula 1 ou campeões mundiais de ralis – nacionais e mundiais – os melhores pilotos do mundo confiam na tecnologia de elevado calibre da ZF quando se trata de sistemas de transmissão elétricos e convencionais e produtos de suspensões”, garante a empresa.
Em 2003, o nome mudou para ZF Sachs Race Engineering, onde a empresa integrou a marca Sachs ao seu portefólio para fortalecer o já estabelecido foco de elevado desempenho. Para apoiar a meta de fortalecer a promoção de todos os negócios da ZF, posteriormente o nome Sachs foi substituído em julho de 2012 por ZF Race Engineering.
“O nome ZF Race Engineering foi escolhido para demonstrar o foco do negócio em todos os elementos da expertise de engenharia envolvidos no automobilismo e nos mercados de séries especiais. Os componentes e sistemas da ZF contribuem para muitos sucessos na Fórmula 1, Fórmula E, carros de Grandes Prémios e camiões de corrida, para citar apenas alguns”, revela a ZF.
O envolvimento de longa data com o Campeonato Mundial de Rally (WRC) ao longo das décadas fez com que a ZF Race Engineering demonstrasse a sua força no mercado de suspensões. Em particular, a parceria com a Volkswagen Motorsport mostrou a experiência em engenharia adquirida nas últimas décadas no automobilismo de elevado desempenho, resultando em quatro pilotos consecutivos e campeonatos de fabricantes no WRC.
“O nosso mais recente parceiro Kristofferson Motorsport beneficia do conhecimento que temos e experiência adquirida nos anos anteriores com o WRC e conta com os apoios de suspensão FIA WRC World Champion desenvolvidos e produzidos nas nossas instalações, em Schweinfurt”, refere.
“O amortecedor monotubo está integrado nas estruturas McPherson de alumínio nas quatro rodas e assume a função não apenas de amortecer as oscilações, mas, também, de controlar as rodas”, diz.
“A ZF permitiu 300 mm de curso da mola durante o projeto do amortecedor”, sublinha a mesma fonte.
Além dos sucessos no WRC, a ZF Race Engineering pode contar com uma enorme quantidade de sucessos no FIA World Endurance Championship (WEC), Le Mans 24 Hours, DTM, Porsche Supercup, N Nürburgring 24 Hours e Porsche Carrera Cup. A tecnologia ZF Race Engineering dá aos condutores a liberdade de levar os seus veículos ao limite com um desempenho superior dos amortecedores.
“Com os 25 anos de ZF Race Engineering, comemoramos um marco importante. Mais de 125 anos de experiência da ZF Motorsport foram reunidos na nossa empresa, em 1998, para criar um fornecedor de serviço completo para clientes com requisitos especiais de automobilismo”, frisa Sascha Ricanek, diretor administrativo da ZF Race Engineering, a propósito deste aniversário.
E vai mais longe: “Sinceros agradecimentos aos nossos colaboradores e ao local de Schweinfurt por esta conquista. Estou ansioso pelos próximos anos e estou convencido de que, como Race, continuaremos a desempenhar um papel fundamental nas competições nacionais e internacionais de corridas em todo o mundo”.
O futuro verá o negócio a continuar a expandir o seu alcance, entrando em mercados que oferecem novas oportunidades e inovações tecnológicas empolgantes. “A ZF Race Engineering está a transformar-se num portefólio apenas de automobilismo para seguir o ZF Way em Next Generation Mobility. Derivando a tecnologia e o conhecimento adquiridos no automobilismo para carros de estrada e supercarros de alto desempenho, as séries especiais oferecem-nos uma ampla gama de novos clientes e potencial de negócios”, dá conta o comunicado.
“O próximo passo foi a agregação de todas as atividades de moto na ZF na casa do sistema de moto. Tendo assumido o projeto de desenvolvimento ‘ZF Space Cube’ da ZF Innovation Factory, tal abre um novo mercado e segmento de clientes para simulação e mercado de jogos”, sublinha a ZF.
“Como uma ‘Unidade Steer-by-Wire’ originalmente focada em automóveis, a adaptabilidade deste produto inovador demonstra a sua capacidade de dar resposta a vários propósitos na indústria de desportos eletrónicos, mostrando o seu potencial para controlo preciso e experiências de condução realistas definitivas”, acrescenta a empresa.
E remata: “A ZF Race Engineering continua a desenvolver e a levar os produtos da ZF ao limite do elevado desempenho. Um brinde aos próximos 25 anos e mais além. O melhor para o melhor”.
Mais sobre a ZF aqui.