A ZF irá receber o Prêmio Alemão de Sustentabilidade na categoria “Indústria Automóvel” no final deste mês de novembro. O anúncio foi feito pela Stiftung Deutscher Nachhaltigkeitspreis e.V. (Fundação Alemã do Prémio de Sustentabilidade), que, em cooperação com o Ministério Federal Alemão do Ambiente, a DIHK (Câmara Alemã de Indústria e Comércio) e outros parceiros, selecionou os vencedores do prémio para setores individuais.
O júri de especialistas honrou principalmente o compromisso de longo termo da ZF com a gestão sustentável da reciclagem. A unidade de remanufatura em Bielefeld, especializada na remanufatura de módulos de trem de força para fabricantes de veículos e para o mercado de reposição global, está a liderar o caminho.
“Promover um sistema de economia circular eficiente é uma alavanca fundamental para alcançar a meta que nos propusemos: a neutralidade climática completa até 2040”, disse Michael Karrer, responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança ocupacional na ZF.
Outros pontos de partida importantes para a empresa tecnológica incluem a redução das emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor e o aumento da quota de fontes renováveis no consumo de energia.
A ZF também oferece produtos inovadores que reduzem as emissões no trânsito rodoviário – por exemplo, soluções para mobilidade elétrica – enquanto as transmissões de energia eólica da ZF contribuem para a geração de energia sustentável.
Além disso, a empresa já está a contribuir, significativamente, para a conservação de recursos, aumentando a proporção de materiais reciclados nos produtos. Por exemplo, a maioria das caixas de transmissão da ZF são feitas de alumínio reciclado.
Uma fase de utilização mais longa através da reciclagem também é uma alavanca importante para economizar materiais primários. Em 25 fábricas de remanufatura em todo o mundo, o grupo de tecnologia prepara peças usadas para uma “segunda vida” em escala industrial – na verdade, a unidade da ZF em Bielefeld lidera esse esforço desde 1963.
Cerca de 200 colaboradores processam entre 40 e 50 toneladas de produtos usados diariamente. Em Bielefeld são fabricados pratos de pressão de embraiagem, discos de embraiagem, sistemas de libertação, volantes bimassa e conversores de binário.
Mais sobre a ZF aqui.