A presença da ZF na feira Bus2Bus deste ano, em Berlim, começou bem depois do seu inovador sistema de acionamento central elétrico, CeTrax 2 dual, ter conquistado o “Prémio Internacional de Sustentabilidade Busplaner 2024”, na categoria “Componentes de Veículos”.
O prémio da editora alemã Huss reconhece os fabricantes e fornecedores da indústria de autocarros pelos seus esforços no desenvolvimento de produtos e práticas comercialmente viáveis que também promovam a sustentabilidade ambiental.
“O CeTrax 2 dual é a variante de serviço pesado da série de acionamento elétrico central da próxima geração da ZF, CeTrax 2. Foi projetado para caber no espaço onde a transmissão estaria localizada num veículo convencional, permitindo que os fabricantes ofereçam motores ICE e elétricos, bem como transmissões numa única plataforma de veículo”, explica a empresa.
Acelerar eletrificação
Bernd Wachter, diretor de Vendas da ZF na EMEA, afirma que “este prémio é mais uma confirmação de como as tecnologias da ZF estão a liderar o caminho na eletrificação de diferentes segmentos de veículos para ajudar a indústria a reduzir, significativamente, as emissões de carbono”, diz.
“Este reconhecimento realça a posição da ZF como parceira de desenvolvimento preferida dos principais fabricantes de autocarros para tornar as tecnologias de eletrificação numa alternativa viável ao motor de combustão tradicional”, sublinha o responsável.
Apresentando dois inversores integrados de carboneto de silício (SiC) de 800 Volt, o CeTrax 2 dual é capaz de fornecer 380 kW de potência contínua e 24.700 Nm de binário máximo de saída para veículos de até 44 toneladas.
“A sua transmissão de três velocidades com dois atuadores eletrónicos não só otimiza a eficiência, como, também, proporciona uma aceleração suave e um funcionamento silencioso”, revela a ZF, no mesmo comunicado.
O prémio foi entregue à ZF na véspera da feira Bus2Bus em Berlim (24 e 25 de abril de 2024). Nesta ocasião, juntamente com o CeTrax 2 dual, a ZF apresentou as suas mais recentes inovações em descarbonização, segurança e digitalização para a indústria dos transportes.
Mais sobre a ZF aqui.