A ZF e a Nikola Corporation anunciaram que os dispositivos OnGuardMAX e OnSideALERT estarão no camião elétrico com célula de combustível de hidrogénio da Nikola, que está em produção e será entregue aos clientes. Esta é a primeira aplicação destas tecnologias de assistência ao condutor num veículo comercial produzido para o mercado norte-americano.
“Estamos satisfeitos com a parceria com a Nikola para integrar essas tecnologias essenciais de segurança no seu novo camião com emissões zero e introduzir tecnologia de segurança inovadora no mercado norte-americano”, explica Dirk Wohltmann, diretor de engenharia de soluções para veículos comerciais do Grupo ZF para as Américas.
“As tecnologias da ZF beneficiam de décadas de melhoria e aprendizagem contínuas. E estas tecnologias não beneficiam apenas os clientes, mas, também, o condutor e os utentes da estrada. Estamos entusiasmados em ver a nossa tecnologia na estrada, no camião Nikola, bem como em veículos futuros”, sublinha o responsável da ZF.
“A segurança é de suprema importância para a Nikola e os nossos clientes. Os produtos da ZF, incluindo as tecnologias de assistência ao condutor da empresa, integram-se bem na nossa plataforma de camião elétrico com célula de combustível de hidrogénio Classe 8”, afirma Pedro Garcia, responsável global de desenvolvimento de produtos da Nikola.
Soluções pioneiras
“A Nikola e a ZF são pioneiras reconhecidas nas suas respetivas áreas de atuação e faz sentido unir-nos para fornecer o melhor camião com emissões zero do mercado”, acrescenta ainda, em comunicado.
Refia-se que o OnGuardMAX, o sistema de travagem automática de emergência (AEB) mais avançado da ZF, com funcionalidade autónoma para veículos comerciais, foi projetado para ajudar os condutores a reconhecer e responder a possíveis situações perigosas de trânsito.
“A sua sofisticada integração de dados, combinada com um conjunto de câmaras e radares de alta tecnologia, ajuda o sistema a detetar, classificar e reagir de forma autónoma a objetos em movimento e estacionários, como peões, veículos, motociclos e bicicletas”, explica.
O sistema avisa o condutor sobre obstruções no caminho do veículo e, se necessário, pode reduzir, automaticamente, a velocidade do mesmo ou pará-lo completamente. Esta avançada capacidade de deteção de objetos e travagem autónoma permite ainda que o novo sistema da ZF ajude a evitar ou mitigar acidentes envolvendo peões”.
O OnSideALERT da ZF, por sua vez, consiste num sistema de deteção de ângulo morto (BSD) baseado em radar que identifica, continuamente, uma ampla variedade de objetos estacionários e em movimento no ângulo motor do veículo.
“Esta tecnologia ajuda a prevenir ou reduzir colisões laterais. O camião elétrico de célula de combustível de hidrogénio de tecnologia avançada da Nikola apresenta um longo alcance, devendo estar entre os maiores de todos os camiões Classe 8 com emissão zero disponíveis. A suas aplicações versáteis variam de cargas intermodais e de transporte a camiões metropolitanos a cargas menores do que um camião a determinados casos de utilização de transporte especializado”, acrescenta a ZF.
O camião elétrico com célula de combustível de hidrogénio Nikola encontra-se em fase de produção nas suas instalações de fabrico de última geração em Coolidge, no Arizona, e está disponível em concessionários autorizados.
Mais sobre a ZF aqui.