A ZF acaba de anunciar uma parceria com a Mercedes-Benz Trucks para equipar os seus camiões elétricos com o eWorX, sistema power take-off eletrificado (PTO) da ZF.
“A solução tudo-em-um eWorX oferece aos fabricantes de carroçarias equipamentos de trabalho. As duas empresas também estão a colaborar de perto com a Palfinger, líder mundial na produção de guindastes e soluções de elevação, para equipar um camião de demonstração Mercedes-Benz eActros com uma plataforma de carga”, explica a ZF, em comunicado.
“Além disso, aplicámos o eWorX num eActros equipado com um carregador de gincho da Meiller, líder global em reboques basculantes, elevadores de guincho e manipuladores de plataforma”, acrescenta. Refira-se que ambos os veículos de demonstração serão apresentados na feira IFAT 2022, em Munique, no dia 30 de maio.
“Em estreita parceria com a Mercedes-Benz Trucks, esta nova expansão do nosso portefólio de mobilidade elétrica é mais uma prova da estratégia de Mobilidade de Nova Geração do Grupo”, afirma Wilhelm Rehm, membro do Conselho de Administração da ZF e responsável pela nova Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.
“O eWorX está a apoiar a transformação elétrica da indústria de veículos comerciais para um futuro mais sustentável”, sublinha. “Como fornecedor global número um para a indústria de veículos comerciais, a ZF dispõe de um profundo conhecimento de sistemas. Com o eWorX, o nosso portefólio de eletrificação vai além da linha de transmissão”, acrescenta o responsável.
Como um sistema totalmente integrado, o ZF eWorX oferece valor significativo para fabricantes de veículos e carroçarias como um sistema modular, padronizado e inteligente, que combina todas as funções necessárias para a eletrificação de equipamentos de bordo numa única unidade compacta.
“O eWorX, da ZF, representa um grande passo na transformação elétrica de veículos comerciais. A solução oferece zero emissões locais e reduz, significativamente, os níveis de ruído, o que facilita a operação em cidades e áreas residenciais”, explica o mesmo documento.
“O sistema eWorX instalado nos veículos de demonstração dispõe de um motor elétrico com potência nominal de 50 kW, um inversor e uma unidade de controlo com software específico para a aplicação, bem como um sistema de refrigeração e uma bomba hidráulica”, dá conta o comunicado.
“O eWorX atua como um gateway entre o veículo e o equipamento de bordo, com comunicação perfeita através de uma conexão com o barramento CAN do veículo. O sistema opera independentemente do sistema de acionamento e, portanto, pode ser utilizado com acionamentos de eixo elétrico e acionamentos centrais. A bateria de tração do eActros fornece energia elétrica ao sistema ZF eWorX”, conclui.
Mais sobre a ZF aqui.