powered by

ZF distingue sete dos seus principais fornecedores

Os ZF Supplier Awards são apresentados como parte do Global Supplier Summit, que abrange todo o grupo e que, este ano, se concentra, sobretudo, na sustentabilidade.

A ZF homenageia sete dos seus fornecedores globais pelo excelente desempenho que evidenciaram. Os ZF Supplier Awards são apresentados como parte do Global Supplier Summit, que abrange todo o grupo e que, este ano, se concentra, sobretudo, na sustentabilidade.

Na conferência virtual, cerca de 1.000 participantes de todo o mundo obtêm uma visão sobre a estratégia corporativa do grupo tecnológico, as novas tecnologias e os novos requisitos e desafios resultantes das atividades de compras e logística.

“Com um volume de compras de cerca de 26 mil milhões de euros, mais de 3.000 colaboradores e uma rede global de 36.000 fornecedores fortes e inovadores, a ZF Materials Management é uma alavanca fundamental para o nosso sucesso corporativo”, afirma Stephan von Schuckmann, membro do Conselho de Administração da ZF.

O objetivo da empresa, de ser neutra para o clima até 2040, afeta toda a cadeia de valor. A sustentabilidade e a liderança tecnológica estão intimamente relacionadas.

“Registamos as emissões do início ao fim – desde as dos nossos fornecedores e logística até à fase de utilização dos nossos produtos em veículos e sistemas técnicos”, enfatiza Stephan von Schuckmann. Isto porque as emissões indiretas da cadeia de abastecimento representam quase um quarto de todos os Gases com Efeito de Estufa relevantes.

Sustentabilidade em toda a linha

Para criar transparência em relação às condições de trabalho e ao cumprimento dos direitos humanos nos seus fornecedores, a ZF aderiu à Iniciativa de Cadeia de Fornecimento Responsável (RSCI), em 2022.

A empresa de tecnologia está, também, envolvida na First Mover Coalition, uma associação de empresas comprometidas com o fornecimento de matérias-primas descarbonizadas.

Juntamente com parceiros estratégicos ao longo da cadeia de fornecimento, a ZF já alcançou marcos importantes. Por exemplo, um fornecedor sueco fornece ao grupo tecnológico 250.000 toneladas de aço ecológico por ano, produzido com hidrogénio e tecnologia de energia verde.

O que corresponde a 10% da necessidade atual de aço e poupa quase meio milhão de toneladas de CO2 anualmente. A ZF também está a converter a sua fonte de alimentação em todas as áreas.

Check-up Media ZF Aftermarket Automechanika Frankfurt

Até 2025 – cinco anos antes do inicialmente planeado – a empresa irá obter todas as suas necessidades energéticas a partir de fontes sustentáveis. A reciclagem de materiais também desempenha um papel decisivo na ZF. A remanufatura é um bom exemplo.

Os produtos que deixam de ser funcionais são restaurados à condição de novos através do processamento industrial. O que economiza material, energia e custos. A ZF também se concentra em terras raras e participa de iniciativas interempresariais, como o projeto da UE SUSMAGPRO, que trata da reciclagem e reutilização de ímanes de motores elétricos.

Metas ambiciosas

“A ação sustentável é uma tarefa da sociedade como um todo e que diz respeito a todos nós. Devemos unir-nos ao longo de toda a cadeia de abastecimento para alcançar os nossos objetivos ambiciosos”, enfatiza Daniele Pontarollo, responsável pela gestão de materiais do grupo na empresa.

“Os vencedores dos Supplier Awards deste ano são uma prova impressionante de que estamos no caminho certo com esta estratégia”, assegura. A ZF apresentará um total de sete prémios este ano.

O vencedor na categoria “Sustentabilidade” é Val Giovanni, de Torino, Itália. O fornecedor estratégico de engrenagens e eixos para a divisão ZF Commercial Vehicle Solutions impressionou o júri com o seu forte compromisso com a descarbonização, por exemplo através da utilização de energia proveniente de fontes renováveis ou da utilização de sistemas elétricos ecológicos.

Val Giovanni está, também, empenhado em apoiar e financiar projetos de reabilitação e inclusão social de crianças e jovens com autismo e deficiência. O fornecedor global de serviços logísticos JAS recebe o Prémio “Desempenho de Fornecedor” na categoria “Digitalização”.

Check-up Media ZF Aftermarket logistics center

A JAS cobre, atualmente, mais de 100 países com os seus escritórios e representantes oficiais e é o despachante marítimo mais importante da ZF. Entre outras coisas, o processo padronizado para pedidos digitais de contentores foi premiado.

O Grupo Lemtech, de Taiwan, um dos principais especialistas em estampagem de metais e fornecedor de ferramentas de prensagem de precisão, recebeu outro “Prémio de Desempenho” na categoria “Excelência Operacional e Funcional”, que reconhece, por exemplo, o amplo conhecimento técnico, a presença global e a liderança em custos da empresa.

A ZF apresenta um total de quatro “Prémios de Inovação” este ano. O vencedor no campo da tecnologia de controlo de movimento de veículos é a filial alemã do fornecedor norte-americano de software de simulação Ansys.

Os seus produtos ajudam a divisão ZF Electronics e Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) a reduzir custos para testes de validação de produtos e otimizar o desempenho de desenvolvimento em até 40%, entre outras coisas.

O “Prémio Inovação Fornecedor” na categoria “Mobilidade Elétrica” vai para a Magnet-Schultz, especialista em soluções eletromagnéticas na indústria de bens de capital e automóvel, com sede em Memmingen, na Alemanha.

Para o júri, a solução relevante em termos de segurança e economia para uma unidade de sensor de válvula de bloqueio de estacionamento, que a empresa fornece à ZF, reveste-se de um carácter de referência.

Minieye, desenvolvedora líder de soluções para condução autónoma de Shenzen, na China, recebe o “Prémio Inovação de Fornecedor” na categoria “Segurança Integrada”. O sistema de assistência baseado em câmaras e radares do fornecedor aumenta a segurança dos veículos comerciais.

Por seu turno, a Hexagon vence o “Prémio Inovação de Fornecedores” na categoria “Condução Automatizada”. A empresa de software, com sede em Estocolmo, na Suécia, recebe a distinção pela sua tecnologia baseada em satélite, que aumenta a precisão das faixas em veículos com sistemas de assistência ao condutor.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Atualidade