Os segundos são cruciais para salvar vidas após um acidente. Quanto melhor e mais depressa forem informados os serviços de emergência e as equipas de resgate e salvamento, onde se incluem pessoas, equipamentos e veículos, maior será a eficácia do auxílio prestado.
A nova solução digital ZF Rescue Connect estabele ligação entre diferentes equipas de resgate durante as suas operações e fornece-lhes todas as informações importantes acerca de veículos e equipamentos em tempo real.
“Com a ZF Rescue Connect, oferecemos a primeira solução de conectividade abrangente por parte de um fabricante independente para equipas de resgate na Europa”, explica Florian Freund, responsável pelo desenvolvimento da ZF Rescue Connect.
“Oferecer uma solução digital escalável baseada na nossa ‘nuvem’ pan-europeia ‘Internet das Coisas’, torna o serviço digital da ZF valioso e acessível para uso generalizado”, refere Gahl Berkooz, chefe da ZF Digital Venture Accelerator e Data Monetization.
Esta solução digital é especialmente concebida para fabricantes de veículos de emergência, equipamento de resgate e software específico para a missão.
Soluções independentes de fabricantes também podem ser benéficas para organizações com missões de segurança, bem como para autoridades estatais e federais.
A solução baseia-se numa plataforma europeia de “nuvem”, onde a tecnologia do Grupo ZF opera juntamente com outros parceiros bem conhecidos da indústria, casos da MP-BOS GmbH e da Eurocommand GmbH, para organizações de resgate.
Aqui, todos os dados sobre vítimas de acidentes, equipas de resgate, veículos de salvamento e equipamento de auxílio podem ser acedidos pelo centro de operações através de um ecrã. Pequenos transmissores e recetores eletrónicos colocam pessoas, veículos e equipamentos em contacto com a “nuvem” por intermédio de comunicações da rede móvel.
Os elementos de resgate envolvidos na operação transportam consigo o seu “ZF CrewTAG” de modo a que se tornem visíveis num mapa digital durante toda a operação. Cada uma das vítimas do acidente recebe um “ZF LifeTAG” que lhes é dado pelos socorristas a chegar ao local até que sejam resgatados com toda a segurança.
Os veículos de emergência e equipamentos importantes são equipados com correspondentes unidades de bordo. A ZF oferece os transmissores e recetores como equipamento de origem para veículos e equipamentos de resgate ou como uma solução de retrofit para fabricante independentes.
Soluções de outros fornecedores também podem ser integrados na “nuvem” através de interfaces de comunicação “standardizadas”. O ecrã central resume toda a informação em tempo real para o comando encarregue da ocorrência e facilita a tomada de decisão de acordo com a situação atual.
Mais sobre a ZF aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade