ZF debateu próxima geração do mercado de pós-venda

Fabricante está determinado em liderar a revolução do mercado de pós-venda e reuniu, em debate virtual, especialistas de vários ramos, para apontar caminhos.

A indústria automóvel está a passar por uma transformação rumo a uma economia baseada em dados, na qual as soluções digitais estão a tornar-se tão importantes quanto a tecnologia clássica dos veículos.

Tendo este cenário como pano de fundo, a ZF, que produz soluções holísticas de sistemas que permitem que os vículos vejam, pensem e ajam, com o intuito de moldar a “Mobilidade da Póxima Geração”, promoveu um debate com especialistas de várias áreas do pós-venda.

Os responsáveis agrupam as cinco tecnologias principais que moldarão o futuro mercado da mobilidade, sob a sigla “CASES”: Conectado (Connected), Autónomo (Autonomous), Partilhado (Shared), Elétrico (Electric) e Sustentável (Sustainable).

Philippe Colpron, diretor da Divisão do Mercado de Pós-Venda da ZF, deu a sua visão. “Estas tecnologias têm o poder de revolucionar toda a nossa indústria, uma vez que oferecem uma alternativa convincente ao cenário atual centrado no veículo e, ao mesmo tempo, conservam recursos e reduzem as emissões, diz. “Esta ‘Mobilidade da Próxima Geração’ já é uma realidade, em parte graças aos produtos e soluções da ZF”, acrescenta.

Condução autónoma: o futuro já chegou

Os Sistemas Autónomos de Transporte (ATS) da ZF são usados desde 1997. Os chamados people movers transportaram mais de 14 milhões de passageiros até à data.

“Devido aos seus equipamentos abrangentes, que incluem sensores, sistemas de assistência ao condutor e linhas de tração elétrica, juntamente com capacidades permanentes de rede passíveis de operar com o fabricante e a infraestrutura, estes veículos podem servir como modelo para todos os futuros veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e comerciais pesados”, frisa o responsável.

Check-up Media ZF Philippe Colpron

A complexidade destes veículos significa que os seus operadores já não podem, simplesmente, contar com o apoio clássico de manutenção e reparação das oficinas. Necessitam, também, de um apoio digital abrangente durante a sua vida útil. Entre muitas outras coisas, tal inclui serviços de controlo inteligente da frota, manutenção preditiva e atualizações remotas.

Desta forma, as oficinas do passado estão a evoluir para um “Mercado de Pós-Venda da Próxima Geração.” Esta nova rotina é caracterizada por veículos cada vez mais complexos, empresas de frotas profissionalmente organizadas em vez de muitos clientes privados individuais, e novos concorrentes, como os operadores de comércio eletrónico.

De acordo com a abordagem holística da ZF de um fornecedor único, “o negócio oferece um portefólio abrangente de produtos. Este inclui peças individuais, como sensores, sistemas de assistência ao condutor e unidades elétricas, assim como serviços de software, serviços de manutenção e reparação preventivos e preditivos. Após a recente aquisição da WABCO, a ZF, agora, também oferece o portefólio líder de produtos e serviços para veículos comerciais destinados ao mercado de pós- venda.

A ZF Aftermarket não presta apenas serviços para ATS, mas, também, para outras aplicações que já estão a ser produzidas em série ou a ser planeadas: carrinhas autónomas, veículos de transporte de materiais industriais e máquinas agrícolas. É aqui que surgirá um novo mercado para as oficinas parceiras da ZF no futuro”, explica a empresa.

Previous
Next

“Aplicações altamente eficientes e sem condutor baseadas em dados – como autocarros ou táxis robot – estão a estabelecer novos horizontes para a mobilidade. A ZF Aftermarket suporta a implementação contínua de veículos ‘CASES’ ao expandir a infraestrutura, mas, também, ao oferecer serviços de manutenção para software e hardware dessas aplicações orientadas para o futuro”, adianta, a propósito, Philippe Colpron.

A empresa também passa essa experiência aos seus parceiros de serviços em cursos de formação sobre temas como sistemas de assistência ao condutor ou unidades de alta tensão. Este tópico está em destaque na ZF Aftermarket Live, a plataforma online da ZF que funciona paralelamente à Automechanika Digital Plus.

Mobilidade elétrica, transporte limpo

“A evolução tecnológica oferece um potencial de crescimento interessante para as oficinas, mas pode apenas ser usada se estas estiverem preparadas para tal. O número de modelos elétricos híbridos, mas, também, operados por bateria, está a aumentar e, consequentemente, a necessidade de serviço e reparação”, sustenta a ZF.

“No entanto, sem a formação adequada, não é permitido aos técnicos trabalharem num veículo elétrico ou híbrido. Uma regra que se aplica até mesmo ao trabalho de manutenção simples em veículos com componentes convencionais. Na qualidade de fabricante líder de produtos para veículos elétricos com a qualidade do equipamento original, a ZF Aftermarket aproveita o seu conhecimento em primeira mão para oferecer as capacidades técnicas relevantes às suas oficinas parceiras”, sublinha.

Check-up Media ZF Connected Bus

E vai mais longe: “Com uma abordagem totalmente integrada, a ZF Aftermarket garante que os componentes construídos pelo Grupo ZF estejam disponíveis desde cedo no mercado de substituição, como, por exemplo, o travão elétrico da TRW”.

Philippe Colpron considera, aliás, que a ZF Aftermarket e os seus parceiros estão bem posicionados no ponto de transformação do setor. “A ZF Aftermarket tem a ambição de ser líder verde e sustentável do mercado de pós-venda com aspirações em muitas áreas, como neutralidade carbónica, embalagens isentas de plástico e educação”, assegura.

“Com base na liderança tecnológica do Grupo ZF, a ZF Aftermarket traz tecnologias e abordagens sustentáveis do equipamento original para o mercado de pós-venda. A nossa receita para o sucesso consiste numa combinação de um forte foco no cliente, presença do serviço exatamente onde o cliente precisa e um portefólio de produtos e serviços em constante crescimento, incluindo soluções digitais. Num mundo cada vez mais complexo, queremos oferecer, ao mesmo tempo, simplicidade, conveniência e valor acrescentado”, diz.

Mais sobre a ZF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Equipamentos