ZF conduz inteligência em veículos com supercomputador ProAI

Na edição de 2021 do Salão Automóvel de Xangai, que terminou no dia 28 de abril, a ZF apresentou o supercomputador para automóvel mais flexível, escalável e poderoso do mundo: ProAI.

A inteligência dos futuros veículos será controlada por alguns computadores centrais extremamente poderosos. Serão eles que executarão as funções de software de computação intensiva que controlam áreas críticas do veículo.

Tal inclui direção automatizada, mobilidade elétrica, controlo de movimento do veículo e segurança integrada. “Computadores de elevado desempenho e funções de software inteligentes são os principais capacitadores para os veículos definidos por software do futuro e proporcionam uma experiência de mobilidade segura e inteligente para os consumidores contemporâneos”, afirma a ZF em comunicado.

Na edição de 2021 do Salão Automóvel de Xangai (a 19.ª da história), que terminou no passado dia 28 de abril, a ZF apresentou aquele que define como a próxima geração do ZF ProAI, “o supercomputador para automóvel mais flexível, escalável e poderoso do mundo”.

Projetado para os requisitos de veículos definidos por software e novas arquiteturas elétricas/eletrónicas, este computador de elevado desempenho com inteligência artificial (IA) pode servir como domínio, zona ou controlador central.

É adequado para qualquer tipo de veículo e para todos os níveis de condução automatizada ou autónoma: do Nível 2 ao Nível 5. O ZF ProAI começará a ser produzido em série no ano de 2024.

“Menor, mais económico, mas, também, mais poderoso do que nunca, o ZF ProAI foi atualizado em muitos aspetos. Além de melhor desempenho computacional, com até 66% mais teraOPS, consome, simultaneamente, até 70% menos energia (3 teraOPS por Watt em média)”, explica.

ZF ProAI

“Os seus recursos de IA são otimizados para processos de aprendizagem profunda, aumentando ainda mais a sua capacidade de fornecer recursos de segurança avançados: a placa oferece uma fusão de 360° orientada por GPU de todos os dados de sensor disponíveis, incluindo os de medição ambiental de radares, LiDAR, câmaras e padrões de áudio. Além disso, também economiza espaço de instalação necessário”, acrescenta.

Em destaque no Salão Automóvel de Xangai esteve, também, a tecnologia Visual Simultaneous Localization and Mapping (vSLAM) para o público, que permite a localização precisa em centímetros e geração de mapas em tempo real.

ZF Shanghai Auto Show

O conjunto de sensores é baseado principalmente numa câmara frontal, num radar frontal, em quatro câmaras circundantes e 12 ultrassónicos, mas escalável com sensores mais avançados, bem como conectividade.

Além disso, a ZF, enquanto líder em tecnologias para veículos comerciais, demonstrou a sua ampla gama de soluções de condução inteligentes, eficientes e automatizadas. O sistema de travagem de emergência mais avançado da ZF para veículos comerciais, OnGuardMAX, foi lançado no Salão Automóvel de Xangai.

Atendendo à crescente procura por maior a eficiência do veículo e a redução das emissões de CO2 para apoiar a sustentabilidade global, a ZF revelou o OptiPace, Predictive Economical Cruise Control (PECC).

Esta solução pode antecipar e adaptar a velocidade mais económica do veículo com base na topografia da estrada à frente para ajudar a minimizar o consumo de combustível, desgaste das pastilhas de travão e emissões.

Mais sobre a ZF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Autozitania

artigos relacionados

Últimas

Atualidade