A ZF produziu mais de três milhões de motores elétricos, uma tecnologia utilizada, mundialmente, em veículos elétricos. “A ZF cobre um amplo espectro da eletrificação de veículos: desde automóveis movidos, exclusivamente, a eletricidade e híbridos plug-in até acionamentos elétricos para veículos comerciais”, avança a empresa.
“O aniversário de produção representa uma redução contínua da dependência de motores de combustão pura, bem como uma transformação bem-sucedida para a mobilidade elétrica”, dá conta o comunicado.
A procura global de acionamentos elétricos para automóveis e veículos comerciais está a aumentar rapidamente – e o mesmo acontece com os números de produção da ZF. “Em apenas 18 meses, a ZF duplicou a produção de motores elétricos de pouco menos de um milhão e meio para três milhões”, explica Roland Hintringer, diretor da linha de produtos de motores elétricos da ZF.
“Graças a sistemas altamente automatizados, flexíveis e modulares, podemos dar resposta aos nossos clientes globais conforme necessário”, acrescenta o responsável. Os números e previsões de produção deixam claro que a ZF está a “avançar com sucesso” na transformação rumo à mobilidade elétrica.
“O nosso papel como inovadores também é um fator importante”, enfatiza Roland Hintringer. A ZF já anunciou que desenvolverá o motor elétrico isento de magnetismo I²SM – uma máquina síncrona excitada separadamente com transferência de energia indutiva – para produção em massa que, em contraste com os conceitos isentos de magnetismo disponíveis no mercado atualmente, é excecionalmente compacto e tem a maior densidade de potência e binário.
“A ZF demonstrou, recentemente, o potencial dos novos desenvolvimentos para maior eficiência e, portanto, ganhos de autonomia em mobilidade elétrica com o acionamento elétrico EVSys800: o protótipo é 35% mais leve do que os acionamentos elétricos atuais e reduz as emissões de CO2 na produção e operação em 20%”, garante a empresa, no mesmo comunicado.
“Tecnologias inovadoras de enrolamento do estator, um novo conceito de refrigeração e o design compacto tornam possíveis esses grandes avanços na otimização”, reforça. A ZF já produz motores elétricos em locais na Ásia e na Europa. Instalações de produção estão a ser edificadas, atualmente, na América do Norte.
“A empresa dá, assim, resposta aos principais mercados nas seguintes localidades: Hangzhou e Shenyang (China); Pančevo (Sérvia); Schweinfurt (Alemanha); Trnava (Eslováquia); Saltillo (México); Gray Court (EUA)”, pode ler-se no mesmo documento.
E conclui: “As capacidades das instalações de produção de motores elétricos nos locais de produção existentes estão, atualmente, a ser expandidas para melhor apoiar as ambiciosas metas de sustentabilidade e proteção climática dos clientes”.
Mais sobre a ZF aqui.