“Uma frota grande de veículos é uma interação de muitas peças móveis: veículos, condutores, energia elétrica, motores de combustão. Rotas, consumo de combustível, regulamentos e requisitos legais devem trabalhar em conjunto e em harmonia para uma operação tranquila e eficiente”, começa por explicar a ZF, em comunicado.
Nesse sentido, a ZF Bus Connect é um novo produto que dá resposta às necessidades dos operadores de frotas de autocarros. “Como ferramenta avançada de gestão de frotas, a ZF Bus Connect permite que os operadores de autocarros de transportes públicos ou privados aumentem e melhorem a eficiência e o desempenho das suas frotas”, refere o comunicado.
Que foca três pontos essenciais. Primeiro: “Segurança – geofencing e monitorização do comportamento do condutor para detetar situações perigosas de condução de autocarros, de forma a prevenir acidentes e proteger contra roubos”.
Segundo: “Eficiência: a avaliação de dados em tempo real por autocarro permite a otimização dos planos de condução e de rota, melhorando o consumo de combustível”.
Terceiro: “Tempo de funcionamento – deteção remota preditiva de danos ou desgaste de itens consumíveis compatíveis com configurações de autocarros no mundo real, bem como diagnóstico e atualizações para reduzir o tempo de inatividade”.
A ZF Bus Connect é desenvolvida para autocarros de cidade e de turismo, com motores elétricos e de combustão ou sistemas híbridos, numa frota mista. O utilizador pode verificar todos os aspectos do veículo, incluindo a visualização, ao vivo, da localização do veículo em tempo real, observar o consumo atual de energia ou combustível, verificar o estado da carga da bateria ou manter o estado das peças do veículo, desgaste dos travões e outras mensagens do sistema.
“Com a ZF Bus Connect, estamos a ajudar os operadores de autocarros com a sua difícil mudança para frotas totalmente elétricas”, explica Florian Freund, responsável pelo desenvolvimento da ZF Bus Connect. “Com o poder da análise dos dados de bordo dos veículos, estamos a ajudar os operadores a gerir a sua frota de forma eficiente, reduzindo o consumo de energia ou de combustível, dando, ao mesmo tempo, uma visão clara da pegada de CO2 da frota”, acrescenta.
A solução digital ZF Bus Connect cobre três áreas: a unidade de Bordo no veículo, a “nuvem” e o portal online para análise de dados. Os operadores de frotas têm a possibilidade de adquirir esta solução “tudo em um” da ZF como um pacote ou de se ligarem à solução de “nuvem” com a sua própria Unidade de Bordo compatível e acederem à informação através do portal como uma solução de terceiros.
Com base no know-how da atual solução de conectividade de autocarros da ZF, que apoia mais de 10 mil destes veículos em todo o mundo, a empresa desenvolveu a solução digital ZF Bus Connect.
Até agora, cinco frotas converteram-se à nova geração desta solução, que foi desenvolvida no Data Venture Accelerator do Grupo ZF, centro mundial para negócios digitais integrado na investigação e desenvolvimento global da empresa.
O Data Venture Accelerator foi criado para apoiar e acelerar o desenvolvimento de produtos cujas ideias e conceitos provaram, com sucesso, o seu valor acrescentado e a sua viabilidade tecnológica, desde as descobertas iniciais até aos produtos e serviços digitais maduros.
Mais sobre a ZF aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





