Performance em situações de emergência. Com a EcoLife Offroad 2, a ZF apresenta a digna sucessora da sua transmissão mais vendida no segmento de veículos pesados de emergência.
A transmissão automática de sete velocidades oferece uma transferência de potência robusta nas condições off-road mais difíceis. Com inúmeras otimizações, a ZF garante o melhor desempenho a custos mais baixos. A ZF está a apresentar, até dia 25 de junho, a nova tecnologia de transmissão, pela primeira vez, na feira Interschutz, em Hanover.
As equipas de resgate e emergência sabem que, em situações de salvamento, não há margem de erro. O equipamento deve funcionar de forma fiável. Isto aplica-se particularmente aos veículos. Camiões de bombeiros, camiões de escada e veículos de emergência devem transportar equipamentos pesados, bem como a tripulação.
Podem precisar fornecer assistência na estrada, mas, também, em condições off-road, já que incêndios e acidentes também ocorrem em áreas inacessíveis. Hádécadas que os fabricantes de veículos confiam na ZF neste campo. A tecnologia de transmissão do grupo provou ser robusta, de elevado desempenho e fiável, mesmo sob as condições mais difíceis.
“Um excelente exemplo da nossa experiência é a transmissão automática EcoLife Offroad de sete velocidades”, refere Bernd Kownatzki, diretor de vendas e de aquisição técnica para sistemas de acionamento de veículos especiais da ZF. “Agora, estamos a escrever um novo capítulo na sua história de sucesso, pois a sucessora está pronta para ser lançada”, acrescenta.
Alvo de inúmeras melhorias, a EcoLife Offroad 2 tem tudo para impressionar. “Por exemplo, o binário permitido do lado do motor foi aumentado para 3.000 Nm (mais de 4.000 Nm atrás do conversor de binário integrado) e o das duas tomadas de força dependentes do motor subiram para 1.000 Nm”, revela o comunicado.
“Uma das atualizações mais impressionantes em comparação com a transmissão antecessora é uma nova interface opcional para uma caixa de transferências montada diretamente. Desta forma, a EcoLife Offroad 2 economiza espaço de instalação e dá liberdade aos OEM para instalar e desenvolver novas plataformas”, frisa.
E vai mais longe: “Além disso, a gama de modelos é, agora, compatível com sistemas start&stop, o que é uma função importante considerando regulamentos de emissões mais rígidos. Essa é, também, a finalidade do amortecedor de torção otimizado. Garante uma operação mais suave, menos ruído devido às vibrações do motor e velocidades mais baixas do motor, o que reduz o consumo de combustível”.
O conversor de binário está disponível em diferentes versões para maior flexibilidade, permitindo que a transmissão seja adaptada, de maneira ideal, às características de qualquer motor.

Além disso, a EcoLife Offroad 2 dispõe de um passo de transmissão especialmente desenvolvido. Graças às transições perfeitas, os condutores nunca terão de abrir mão do conforto nas passagens de caixa pela quais a ZF é famosa, mesmo em terrenos difíceis.
Na procura por uma solução leve, a tampa do conversor forjado também carrega (literalmente) algum peso. Graças ao seu design otimizado, torna a transmissão 4 kg mais leve. A carcaça da transmissão, feita de alumínio especial de elevado desempenho, é outra novidade. Foi especialmente projetada e testada para suportar cargas extremas em operação off-road.
Já o sistema de refrigeração duplo otimizado, composto por um refrigerador de óleo da transmissão recém-desenvolvido e um permutador de calor separado para o retardador integrado, arrefece a transmissão em utilização off-road difícil e aumenta a potência de travagem através do retardador em muitas situações.
O circuito de refrigeração da transmissão é, agora, projetado para pressões mais elevadas do líquido de refrigeração, a fim de dar resposta às crescentes exigências dos motores de última geração. Assim, também cumpre os requisitos dos veículos mais pesados.
Testado e comprovado, a elevada eficiência, a relação potência/peso, a capacidade de passagem a vau e o ZF Smart Driveline Torque Control permanecem inalterados. A última função de transmissão inteligente deteta e processa o binário gerado mesmo em motores mais potentes, para que a transmissão nunca fique sobrecarregada.
Além disso, o sensor de nível de óleo, agora instalado como um recurso padrão, garante maior conforto e segurança, uma vez que acaba com o cansativo ato de mexer na vareta do óleo, que muitas vezes é difícil de alcançar. A nova eletrónica de transmissão cumpre os mais recentes requisitos legais e está protegida contra possíveis ataques cibernéticos.
“Com a EcoLife Offroad 2, oferecemos aos clientes a transmissão ideal para uma ampla gama de utilizações. E com elevada flexibilidade, porque o nosso produto pode ser adaptado para qualquer espaço de instalação graças a uma infinidade de equipamentos e variantes complementares”, destaca Bernd Konatzki.
Mais sobre a ZF aqui.






