A Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (CVS) da ZF apresentará a sua mais recente gama de tecnologias de automação prontas para o futuro e expertise na IAA Transportation 2022.
“Tal inclui a inovadora solução de controlo de chassis automatizado – Autonomous Driving Open Platform Technology (ADOPT) de última geração da ZF. A plataforma avançada conecta o software do condutor virtual de veículos autónomos com os seus sistemas de atuação, utilizando interfaces padronizadas desenvolvidas para padrões automóveis”, avança a empresa.
“Fornecendo recursos de condução autónoma, a ADOPT traduz instruções de condução em comandos de controlo de movimento do veículo seguros. O que inclui transporte automatizado hub-to-hub em estradas com a ADOPT 3.0 e, para automação totalmente integrada, a ADOPT 2.0 da ZF em combinação com a sua nova solução de orquestração de frota SCALAR”, esclarece a ZF, em comunicado.
“O amplo portefólio de automação de veículos comerciais da ZF abrange desde o fornecimento de componentes e controlos de chassis de veículos autónomos de nível 4, sensores, computadores de elevado desempenho até tecnologias digitais e de conectividade avançadas. Reunindo esses recursos, a ZF pode fornecer aos clientes soluções completas, incluindo driver virtual e soluções de software de orquestração de tráfego automatizadas”, sublinha.
“Tal permite que as soluções de design sejam integradas de forma flexível na plataforma de veículos automatizados de um fabricante de veículos comerciais ou combinadas com as soluções e serviços de automação oferecidos por novas empresas automóveis”, acrescenta a ZF.
Como uma interface inteligente para oferecer apoio a sistemas de controlo de movimento de veículos autónomos, a solução ADOPT de próxima geração da ZF “representa um importante passo em frente para a condução autónoma”, garante.
“A ZF apresentou a condução autónoma de nível 4 de alta velocidade com um veículo de demonstração equipado com caixa de velocidades ZF e sistema de suspensão pneumática controlada eletronicamente: OptiRide”, diz.
“Além do sistema EBS de terceira geração, que faz interface com o software de controlo de chassis ADOPT 3.0 para velocidades até 80 km/h. A combinação demonstrou elevado controlo de estabilidade mesmo em estradas molhadas e superfícies com atrito irregular”, garante a empresa.
A ZF também demonstrou uma solução completa de automação recorrendo a um trator sem condutor para mover semirreboques. “Equipado com direção ReAX da ZF, OptiRide ECAS, EBS de terceira geração, Fail Operation Braking System e Fail-Safe Park Brake, realizou manobras de campo totalmente automatizadas, como atracação e acoplamento”, revela.
“Até 50% mais rápido, o acoplamento automático ajuda a melhorar a produtividade, além de oferecer apoio a condutores menos experientes. O veículo foi controlado por uma combinação do novo software ADOPT 2.0 da ZF para velocidades de até 20 km/h, fazendo interface com o software de planeamento e perceção de trajetos da Embotech”, frisa.
E conclui: “Essa demonstração provou como a ZF pode aproveitar a sua tecnologia de orquestração SCALAR para automatizar o planeamento, roteamento e despacho de veículos num ambiente de campo”.
Mais sobre a ZF aqui.






