ZF apresenta sistema modular para veículos especiais

Motor elétrico permite acionamento 100% elétrico, acionamento híbrido, bem como função de reforço e operação de equipamentos com emissão zero.

A ZF apresenta, pela primeira vez, um novo sistema de acionamento modular para veículos especiais que “garante aos fabricantes máxima flexibilidade e fiabilidade para casos de uso extremos”. Composto por uma transmissão automática, caixa de transferências e motor elétrico, o conceito modular está perfeitamente equipado para uso pesado em terrenos acidentados, aeroportos, obras e muito mais.

“Com isso, a ZF oferece aos clientes uma solução de acionamento ideal de uma única fonte – o que economiza tempo durante o desenvolvimento e aprovação de novos modelos de veículos”, explica a empresa, em comunicado.

Os veículos especiais devem ser adaptados a determinadas aplicações. “Por exemplo, proteção contra incêndios ou em obras. Normalmente, a linha de transmissão desempenha a parte mais crítica para esse objetivo. Os seus componentes devem funcionar bem juntos para que os camiões de bombeiros ou transportes auxiliares cheguem ao local onde são implantados com rapidez e segurança.

Este trabalho de equipa está, agora, mais fácil do que anteriormente com o sistema de acionamento modular que a ZF apresenta ao público, pela primeira vez, na Interschutz deste na,o em Hanover”, acrescenta.

“Com o nosso novo conceito de acionamento, combinamos habilmente a experiência em hardware e software do nosso grupo com muitas unidades de negócios diferentes”, diz Bernd Kownatzki, diretor de vendas e aquisição técnica para sistemas de acionamento de veículos especiais da ZF.

“Tal permite que os clientes obtenham uma solução de unidade poderosa e robusta de uma única fonte, mesmo em casos de uso extremos”, salienta. Os fabricantes de veículos podem adaptar a configuração do sistema de acionamento modular para o respetivo caso.

“A escolha é entre a nova transmissão automática EcoLife Offroad 2 de sete velocidades ou a plataforma de transmissão TraXon, em combinação com a caixa de transferências TC27, incluindo a gestão de acionamento ADM2”, diz.

“Se a escolha for TraXon, a linha de transmissão suprirá as interrupções da força de tração ao mudar de velocidade. Além disso, gera mais binário, o que é vantajoso em off-road. A EcoLife Offroad 2, por outro lado, dispõe de uma interface direta para a caixa de transferências, o que economiza um valioso espaço de instalação”, acrescenta a ZF.

O sistema também compreende até duas unidades do acionamento central elétrico CeTrax, incluindo inversores e eletrónica de potência. “Permite que os veículos conduzam várias rotas, manobras ou transferências de viagens no depósito em modo 100% elétrico ou usem o modo híbrido para percursos médios”, explica.

“Além disso, o CeTrax agora pode suportar o motor de combustão com um aumento de potência adicional – o que economiza segundos valiosos durante a implantação. O CeTrax atua como retardador ou recuperador, o que reduz o desgaste dos travões, e, portanto, os custos de manutenção. Os fabricantes também podem eletrificar as plataformas de modelos existentes”, dá conta a ZF.

Mais sobre a ZF aqui.

Vicauto
Febi TruckAser aftermarket AutomotiveMewaStratioMercedez EQE BannerMF Pinto Import. export peças, S.A.

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade