A ZF já fez saber que está pronta para lançar um sistema pioneiro de mitigação de colisões (CMS, de Collision Mitigation System) para autocarros urbanos. Ao oferecer travagem ativa para ajudar a evitar colisões frontais com outros utilizadores da estrada, incluindo veículos, bicicletas e peões, o sistema também ajuda a combater o impacto adverso que o impulso da travagem provoca nos passageiros.
Ao ajudar a reduzir o risco de acidentes e lesões dentro e fora do autocarro, esta solução consiste no primeiro CMS de um fabricante independente de equipamento de origem (OEM) projetado, especificamente, para aplicações em autocarros urbanos.
O sistema é compatível quer com motores elétricos, quer com motores de combustão interna. Tendo já garantidos vários negócios com os principais fabricantes de autocarros, a ZF lançará, inicialmente, o dispositivo CMS na Europa, estando a planear o alargamento deste sistema a todo o mundo.
“Aproveitando as amplas competências da ZF para desenvolver uma solução pioneira conectando radar e câmara com uma unidade central de processamento e sistema de travagem, o CMS representa uma prova clara da estratégia de Mobilidade de Nova Geração do grupo. O sistema dá resposta à procura clara e urgente de fabricantes e clientes por níveis cada vez mais elevados de segurança no trânsito urbano”, refere Philipp Helmich, diretor de Dinâmica de Veículos da Commercial Vehicle Solutions Division da ZF.
“Além de fornecer segurança avançada e integrada para os utilizadores da estrada, bem como para motoristas e passageiros de autocarros elétricos e movidos a combustível tradicional, estamos a alargar a liderança da ZF em sistemas avançados de assistência aos condutos de camiões e autocarros para o importante segmento de autocarros urbanos”, acrescenta.
E vai mais longe: “A utilização de tecnologia avançada de sistema de travagem é fundamentalmente importante para segurança e condução autónoma, com aplicativos complexos de autocarros urbanos fornecendo usabilidade interessante e valiosa”.
Ao oferecer valor significativo para os OEM e clientes de frotas, o CMS da ZF representa um passo importante para aumentar a segurança dos autocarros para passageiros e utilizadores da estrada.
Ajudar a mitigar situações perigosas de trânsito na complexidade de um ambiente urbano requer uma análise sofisticada da situação, incluindo deteção e classificação avançada de objetos.
Com base na ampla experiência em sistemas de segurança da ZF, o CMS baseia-se na sua mais recente tecnologia OnGuardMAX para camiões, com recursos e funcionalidades adaptados às aplicações em autocarros urbanos.
A combinação dos dados da sua câmara e radar de última geração fornece uma análise contínua das condições de trânsito. Se detetar a iminência de uma colisão, o sistema pode emitir um aviso de colisão frontal (FCW, de Front Collision Warning) e aplicar, automaticamente, os travões para ajudar a mitigar ou evitar um acidente.
Combinado com os recursos avançados de travagem da ZF, calibrados com precisão tendo em conta a velocidade e o peso do veículo, os efeitos adversos da travagem repentina nos passageiros também podem ser minimizados.
Com a interação perfeita entre o ADAS da ZF e o sistema de travagem, a pressão desta é aplicada cuidadosamente em toda a “cascata de travagem”, tornando os passageiros menos propensos a sacudidelas e desequilíbrios.
Mais sobre a ZF aqui.