ZF anuncia Mathias Miedreich como novo CEO

Saída antecipada do ainda CEO, Holger Klein, que ficará efetivada a 30 de setembro de 2025, foi decidida por mútuo acordo numa reunião realizada com Peter Laier.
Check-up Media ZF building

“Na reunião extraordinária realizada no passado dia 11 de setembro, o Conselho de Supervisão da ZF Friedrichshafen AG decidiu, de comum acordo, cessar o contrato com o atual CEO, Holger Klein, que deixará o Conselho de Administração a 30 de setembro de 2025”, adianta, em comunicado.

“Mathias Miedreich, membro do Conselho de Administração desde janeiro de 2025 e responsável pela Divisão Electrified Powertrain Technology, foi nomeado novo Presidente do Conselho de Administração” acrescenta.

Em simultâneo, o Conselho de Supervisão e Peter Laier acordaram, na mesma data, a cessação das suas funções enquanto membro do Conselho de Administração. O Presidente do Conselho de Supervisão, Rolf Breidenbach, expressou o seu reconhecimento ao ainda CEO.

“Gostaria de agradecer a Holger Klein pela sua dedicação incansável à ZF durante mais de 10 anos e, em especial, pelos quase três anos como CEO. Com a sua estratégia, lançou as bases para a recuperação da ZF e, juntamente com toda a equipa, já alcançou sucessos significativos. Agora, é fundamental consolidar o que foi conquistado e dar continuidade à estratégia em curso”, disse Rolf Breidenbach.

 E foi mais longe “Em Mathias Miedreich, encontrámos um sucessor interno que, para além de uma profunda experiência no setor – incluindo como CEO – combina capacidade de decisão com competências de comunicação, tendo impulsionado, significativamente, a restruturação da Divisão E desde que integrou o Conselho de Administração da ZF. Desejamos-lhe muito sucesso neste novo desafio”.

Check-up Media ZF brakes
Divergências estratégicas

Simon Blümcke, Presidente da Câmara Municipal de Friedrichshafen e Presidente da Zeppelin Foundation, afirmou que “em nome dos representantes do proprietário, gostaria de agradecer a Holger Klein pelo seu empenho e estreita colaboração com o Conselho de Supervisão. Em tempos desafiantes, estabilizou financeiramente a ZF, redefiniu a sua trajetória e lançou as bases para um futuro bem-sucedido”.

Holger Klein, que, desde 2014, ocupou vários cargos de gestão na ZF antes de assumir a função de CEO a 1 de janeiro de 2023, também deixou o seu testemunho: “Juntamente com a equipa de administração e todos os colaboradores da ZF, já alcançámos grandes progressos na recuperação da empresa”.

Mais: “A estratégia que criámos, ‘Fortalecer os Nossos Pontos Fortes’, começa a dar frutos, os programas de desempenho estão a funcionar, a rentabilidade e o fluxo de caixa estão a crescer novamente e, em conjunto com o Conselho de Supervisão, definimos importantes linhas de ação para a restruturação e para o futuro”, enfatizou.

“Estou profundamente convicto de que estamos no caminho certo para tornar a ZF novamente bem-sucedida e salvaguardar os postos de trabalho. Agora, é crucial tomar rapidamente decisões de implementação em conjunto com os representantes dos trabalhadores, pois a ZF não pode perder mais tempo. Por isso, acredito que este é o momento certo para entregar a presidência do Conselho de Administração”, acrescentou.

Na origem desta decisão, tomada por mútuo acordo no dia 11 de setembro, terão estado divergências quanto à orientação estratégica futura da empresa. O Conselho de Supervisão e Peter Laier entenderam que este último deixará o seu cargo de membro do Conselho de Administração, em concordância com o Conselho de Supervisão.

Check-up Media ZF camera
Ventos de mudança

O Conselho de Supervisão e os acionistas da empresa lamentam profundamente a sua saída e expressam o seu apreço pela colaboração exemplar. Desde janeiro de 2023 que Peter Laier era membro do Conselho de Administração da ZF Friedrichshafen AG e responsável pelas Divisões Commercial Vehicle Solutions e Industrial Technology, bem como pelas áreas de Production, Materials Management e pela região da Índia.

“Nos últimos anos, conseguimos melhorar e internacionalizar, significativamente, as Divisões Commercial Vehicle Solutions e Industrial Technology, além de intensificar, consideravelmente, as relações com clientes a nível global. As divisões pelas quais sou responsável, bem como os departamentos de Materials Management e Production e a região da Índia, estão muito bem posicionados para o futuro”, afirmou Peter Laier.

Simon Blümcke, Presidente da Zeppelin Foundation e Presidente da Câmara Municipal de Friedrichshafen, e Rolf Breidenbach, Presidente do Conselho de Supervisão da ZF Friedrichshafen AG, expressaram o seu sincero agradecimento ao Peter Laier pelo trabalho excecional desenvolvido e pelo seu contributo significativo para o reposicionamento do Grupo ZF, desejando-lhe os maiores sucessos no futuro.

A ZF fornecerá, oportunamente, informações sobre a sucessão nos cargos do Conselho relativos à divisão Electrified Powertrain Technology e às Divisões Commercial Vehicle Solutions e Industrial Technology.

Mais sobre a ZF aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade