ZF Aftermarket dispõe de uma ampla variedade de caixas de direção

Empresa alerta que a experiência em eletrónica é essencial na substituição dos sistemas de direção e que cada vez mais veículos estão equipados com sistemas de direção no eixo traseiro.

“Embora a força de braços fosse necessária para comandar a direção até à década de 1990, o desenvolvimento técnico nesta área acelerou bastante. Os sistemas de direção hidráulica tradicionais que dominaram no passado estão a ser substituídos por sistemas eletromecânicos em mais classes de veículos”, começa por explicar a ZF Aftermarket.

“Os sistemas de direção no eixo traseiro surgem como uma nova tendência técnica. Na qualidade de fornecedor do setor automóvel, a ZF desempenha um papel de liderança em todos esses desenvolvimentos e disponibiliza, também, a sua experiência ao mercado de reposição. Até porque a nova tecnologia traz desafios para as oficinas”, acrescenta.

“Com inúmeros benefícios, a EPS tornou-se no padrão da indústria em veículos que saem da linha de produção. Entretanto, os sistemas de direção hidráulica não são os únicos responsáveis ​​pelo conforto, uma vez que são parte integrante do conceito de segurança de condução e um pré-requisito essencial para funções de direção assistida e, no futuro, automatizadas”, frisa.

E vai mais longe: “Essas funções só são possíveis com sistemas de direção assistida elétrica, que podem gerar binário de direção independentemente da ação do condutor. Este design oferece outra vantagem: economiza energia, porque precisa apenas de eletricidade quando está realmente a ser efetuado um movimento de direção”.

No mesmo documento, pode ler-se que, “por estas duas razões, a direção assistida eletromecânica já se estabeleceu em praticamente todos os segmentos de veículos de passageiros. Mesmo pesados SUV e familiares, assim como vans, estão cada vez mais equipados com esse design de direção”

As oficinas precisam, cada vez mais, de conhecimentos em eletrónica para trabalhar em sistemas de direção. Tal começa com a resolução de problemas. É que as avarias na direção também podem ser causadas por falhas em outros componentes do veículo, como, por exemplo, flutuações na fonte de alimentação.

Check-up Media ZF Aftermarket steering systems 2

Os técnicos de mecatrónica automóvel devem, portanto, verificar as ligações elétricas, pontos de ligação terra, bateria e alimentação do alternador antes de substituir o mecanismo de direção.

Sensores ou unidades de controlo no veículo que comunicam com o sistema de direção também podem ser a causa das falhas. Nesse sentido, estes também devem ser verificados, especialmente se o diagnóstico de falha não for claro.

Mais sobre a ZF aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional