ZF aborda novos modelos de negócio para componentes de chassis inteligentes

As futuras gerações de veículos tornar-se-ão, progressivamente, automatizadas e exigirão um número cada vez maior de poderosos sensores, coletando cada vez mais dados.

Algoritmos inteligentes podem gerar informações e até mesmo possibilitar novos modelos de negócio. A ZF permite essa possibilidade com o amplo conhecimento que tem acerca da tecnologia de chassis e de sensores.

O exemplo mais recente é o sensor de nível de altura integrado num braço de controlo de suspensão. A sua diversidade funcional e capacidade de coletar dados vão muito para além do seu propósito original.

O sensor da ZF já oferece inúmeras vantagens para os fabricantes de automóveis, em comparação com os sensores de nível de altura convencionais. Em vez de ser instalado separadamente no corpo, o sensor é integrado ao rolamento do chassis.

Os sensores integrais são mais robustos, mais acessíveis, mais leves, mais fáceis de instalar e, significativamente, mais versáteis. Além do ajuste dinâmico do alcance do farol, o sensor suporta vários sistemas semi-ativos e ativos para regulação do chassis. A última geração do componente de chassis inteligente está planeada para iniciar a sua produção em 2023.

A ZF encontra-se a desenvolver o software necessário para essa análise avançada de dados. Por exemplo, com a sua memória para características de estradas conturbadas, o sensor capta a existência de irregularidades, o que pode adaptar o chassis e ajudar a evitar danos.

Além disso, as informações do sensor indicam que os próprios defeitos do veículo podem ter sido causados ​​pelo contacto involuntário com um passeio elevado.

Uma visita à oficina pode ajudar a evitar o tempo de inatividade associado a elevados custos, especialmente no caso dos veículos comerciais. O sensor também é capaz de detetar diferenças na carga do veículo e, assim, determinar informações relevantes para os sistemas eletrónicos de segurança.

Check-up Media ZF smart chassis components b

Mais: a ZF pode integrar outras funções de sensor em componentes de chassis inteligentes no futuro, de modo a documentar a condição técnica de um veículo alugado, por exemplo. Isto é importante se, no futuro, cada vez mais veículos forem operados por diferentes utilizadores como parte de novos conceitos de mobilidade, sem que as suas condições sejam verificadas antes ou depois de uma mudança de condutor.

Se os sensores forem suficientemente difundidos, a infraestrutura também sairá beneficiada: os dados analisados ​​podem fornecer informações sobre as condições de estradas e pontes. Pontos fracos, como fissuras ou buracos na superfície da estrada, podem ser encontrados com muito maior rapidez e eficiência.

Mais sobre a ZF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Expomecanica

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Atualidade