A Yokohama continuará a fornecer os seus modelos de competição ADVAN como pneu de controlo para o campeonato japonês Super Formula durante os próximos anos, a partir de 2023. A marca serve, assim, de fornecedor de pneus de controlo para a Super Formula desde 2016. Além disso, a partir de 2023, a empresa planeia fornecer pneus de competição fabricados com materiais sustentáveis, cujo desenvolvimento arrancará este ano.
O fornecimento de pneus de competição fabricados com materiais sustentáveis será levado a cabo com o apoio do projeto Super Formula NEXT50 (SF NEXT50), anunciado em outubro de 2021 pela Japan Race Promotion Inc. (JRP), promotora das corridas Super Formula.
“O projeto SF NEXT50 é desenvolvido através da cooperação de várias empresas que partilham o objetivo comum de criar uma indústria de automobilismo sustentável, respondendo às mudanças registadas pelas indústrias do automóvel e do automobilismo, incluindo a promoção dos ODS e da neutralidade carbónica”, disse a empresa.
E acrescentou: “A Yokohama tem vindo a realizar atividades de investigação e desenvolvimento sobre materiais sustentáveis ao longo dos anos e já exibiu a sua investigação sobre tecnologia capaz de produzir borracha sintética a partir de biomassa e borracha termorreversível reciclável na Exposição de Tecnologia de Borracha e Elastómero de 2016 e no 46.˚ Salão Automóvel de Tóquio de 2019”, adianta.
A Yokohama também considera as atividades ESG como uma estratégia importante que contribuirá para o fortalecimento do seu negócio e conduzirá a aumentos sustentáveis do seu valor corporativo. Os esforços para alcançar uma economia circular têm como objetivo aumentar a proporção de materiais renováveis e recicláveis utilizados pela empresa para mais de 30% do total de materiais utilizados em 2030.
Yoshihisa Ueno, presidente da Japan Race Promotion, explicou os contornos da parceria: “Temos trabalhado de forma próxima com a Yokohama Rubber, Inc. durante os últimos anos para levar a Super Formula a outro nível. Estamos muito contentes por assumir novos desafios com eles, como parte do projeto SF NEXT50”.
Segundo disse, “à medida que trabalhamos para alcançar a neutralidade carbónica e, simultaneamente, desenvolvemos pneus de competição que significam menos poluição para o meio ambiente, e a partir da perspetiva da nossa iniciativa ‘o condutor primeiro’, refletimos sobre a pergunta ‘qual é o pneu que é a melhor solução para uma das corridas mais importantes do mundo?’”.
E foi mais longe: “Esperamos que seja um importante passo em frente em direção ao desenvolvimento de pneus de competição sustentáveis para o futuro do automobilismo, bem como para a indústria automóvel em geral. Da perspetiva de um promotor, também nos esforçamos por melhorar tanto a imagem geral como o valor da Super Formula”.
“Em apoio ao conceito SF NEXT 50, da JRP, para atividades automobilísticas sustentáveis, a Yokohama Rubber continuará a fornecer os pneus de controlo para as corridas Super Formula após 2023 e, ao mesmo tempo, continuará o seu esforço para desenvolver pneus de competição que utilizem materiais sustentáveis”, disse, por sua vez, Masataka Yamaishi, presidente da Yokohama Rubber.
“Encaramos esta atividade ESG como uma das nossas ações comerciais destinadas a maximizar o índice de vendas de produtos de elevado valor acrescentado no nosso ramo de pneus de consumo”, acrescentou.
“A Yokohama Rubber exponenciará o uso de matérias-primas renováveis e recicláveis no futuro, com o objetivo de utilizar esses materiais nos seus pneus sem sacrificar o rendimento da condução dos veículos. Com esse propósito, esperamos apoiar a Super Formula, a penúltima série de competição do Japão, e desenvolver e testar pneus nas condições extremas típicas das corridas”, concluiu.
Mais sobre a Yokohama aqui.