A Yokohama começou a aplicar um sistema de desenho de compostos de borracha patenteado que utiliza tecnologia de criação de compostos baseada em IA (Inteligência Artificial).
O novo sistema foi desenvolvido em cooperação com a Hamagomu Aicom Inc., uma subsidiária da Yokohama especializada no desenvolvimento de sistemas de informação A utilização pelo novo sistema de IA para propor um composto que alcança valores específicos de propriedade físicas da borracha permite a aquisição de novos conhecimentos sobre compostos que os humanos não poderiam ter concebido de forma independente.
A Yokohama espera que este novo sistema lhe permita acelerar ainda mais o desenvolvimento de produtos de maior rendimento. “O novo sistema é o mais recente desenvolvimento que promove a utilização do conceito de aplicação do IA HAICoLab da Yokohama. O sistema utilizado anteriormente para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha utilizava a IA para prever os valores em função dos parâmetros de desenho de compostos registados por humanos”, explica o fabricante, em comunicado.
“Este novo sistema de desenho de compostos leva o processo para um patamar superior, uma vez que a IA gera propostas em função dos valores específicos das propriedades dos possíveis compostos e, consequentemente, propõe compostos que satisfaçam os valores pretendidos para as suas propriedades físicas”, sublinha a Yokohama no mesmo documento.
A IA do HAICoLab apreendeu dezenas de milhares de compostos de borracha e pode gerar possíveis compostos que combinam mais de 100 tipos de agentes componentes. O novo sistema compara os valores da propriedade física prevista dos compostos candidatos com os valores desejados para a propriedade física e propõe os compostos que cumpram estes valores.
Além de especificar o composto básico e os agentes componentes que serão utilizados, o novo sistema permite procurar dados próximos do composto selecionado específico, o que facilita as colaborações entre humanos e a IA que levarão à aquisição de novos conhecimentos.
Refira-se que a Yokohama criou o HAICoLab em 2020 como um novo conceito destinado a fomentar as inovações digitais ao facilitar os esforços de colaboração que fundem a inspiração e a criatividade humanas com a enorme capacidade de processamento de dados da IA.
“A Yokohama tem como objetivo adquirir novos conhecimentos ao criar e recolher dados baseados em condições hipotéticas estabelecidas por humanos e, portanto, aplicando a IA para prever, analisar e procurar o melhor resultado”, salienta o fabricante.
“Desde que foi estabelecido o conceito HAICoLab, a Yokohama avançou nos desenvolvimentos tecnológicos mediante a utilização de IA nos seus processos de desenho e de desenvolvimento de materiais e pneus. Por exemplo, em 2020, desenvolveu um sistema que utiliza a IA para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha utilizados nos seus pneus. Em 2021, começou a utilizar um sistema desenvolvido para prever os valores de características específicas dos pneus”, acrescenta a mesma fonte.
Sob o conceito do HAICoLab, a Yokohama está a utilizar a IA para desenvolver produtos e serviços, bem como processos inovadores. Através de tais esforços, o Yokohama Rubber Group contribuirá para a concretização da “Sociedade 5.0”, uma sociedade futura que melhorará as experiências das pessoas e aproveitará tecnologias inovadoras como a IA e a IoT, como defende o secretariado do Gabinete do governo japonês.
Mais sobre a Yokohama aqui.