XPENG faz estreia europeia do P7+ em Bruxelas

Com chegada a Portugal prevista no verão, “fastback inteligente e versátil combina inteligência preparada para o futuro, carregamento rápido e espaço líder na classe”.
Check-up Media XPENG P7+

A XPENG, empresa tecnológica global líder em veículos elétricos inteligentes orientados por IA e inovação, apresentou, hoje, o P7+ ao público europeu no Salão Automóvel de Bruxelas.

Assinalando o próximo marco da jornada da XPENG na Europa, o P7+ chega num momento decisivo, em que a indústria automóvel evolui da mobilidade baseada na potência para a mobilidade baseada na inteligência.

Concebido como um fastback preparado para o futuro e definido por IA, novo modelo combina arquitetura inteligente avançada, espaço generoso e grande versatilidade para viagens, respondendo às exigências do quotidiano europeu e refletindo o compromisso de longo prazo da XPENG com a mobilidade elétrica centrada no utilizador.+

“O lançamento do P7+ representa o nosso compromisso contínuo em tornar a tecnologia avançada acessível a um maior número de pessoas. Desde os chips Turing preparados para o futuro até ao design refinado e luxuoso, estamos entusiasmados por proporcionar aos condutores um veículo concebido para a próxima era da mobilidade inteligente”, refere He Xiaopeng, presidente e CEO da XPENG.

Equipado com a arquitetura proprietária de chips Turing, o XPENG P7+ oferece até 750 tera operações por segundo (TOPS) de capacidade de computação em IA, mais do dobro da do primeiro P7+ lançado na China em 2024.

Check-up Media XPENG P7+ 2
Veículo definido por IA

A plataforma de nova geração permite uma perceção melhorada, processamento rápido de dados e sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) numa ampla variedade de cenários reais, estabelecendo uma base de hardware concebida não apenas para as necessidades atuais de condução, mas, também, para futuras capacidades definidas por software.

“Enquanto veículo definido por IA, o P7+ possibilita mudanças de faixa suaves, condução segura em autoestrada e estacionamento remoto inteligente, gerindo com confiança condições de tráfego e de estrada complexas. As atualizações contínuas over the air (OTA) garantem que o veículo continue a evoluir, introduzindo novas funcionalidades e melhorias ao longo de todo o seu ciclo de vida”, refere a XPENG Portugal.

“No interior, a experiência digital fluida é assegurada por um ecrã central de 15,6”, um painel de instrumentos de 8,8” e um sistema interativo orientado por IA. Um head-up display W-HUD projeta informações essenciais de condução no campo de visão do condutor, reforçando a conveniência e a segurança”, acrescenta.

2O desempenho de carregamento rápido foi igualmente concebido com foco na longevidade. Com suporte para carregamento ultrarrápido 5C, o XPENG P7+ pode carregar de 10 a 80% em apenas 12 minutos quando ligado a carregadores de alta potência compatíveis, com uma potência de carregamento rápido DC até 446 kW nas versões RWD Long Range e AWD Performance e 350 kW na versão Standard Range”, diz.

E vai mais longe: “Apesar da sua carroçaria com cinco metros de comprimento, o P7+ de tração traseira na versão de topo, equipado com uma bateria de 74,9 kWh, oferece uma autonomia máxima WLTP de 530 km (ciclo combinado), demonstrando uma eficiência impressionante mesmo com as suas grandes dimensões e capacidades de elevado desempenho”.

Check-up Media XPENG P7+ 3
Poluição zero

De acordo com a marca, “concebido a pensar nos estilos de vida europeus, o XPENG P7+ redefine o que um fastback elétrico pode oferecer. A sua silhueta desportiva mantém a elegância de uma berlina, enquanto a carroçaria com 5.071 mm de comprimento e a distância entre eixos de 3.000 mm permitem um habitáculo alongado e uma ampla área de carga,oferecendo uma capacidade de espaço e arrumação líder na sua classe, comparável à das carrinhas familiares europeias”.

O P7+ disponibiliza 573 litros de capacidade na bagageira, expansíveis até 1.931 litros com os bancos traseiros rebatidos, suportando tanto uma condução dinâmica como a praticidade para longas viagens, tornando-o igualmente adequado para deslocações diárias e grandes percursos pela Europa.

“No interior, o P7+ proporciona um luxo de nível executivo através da utilização de materiais premium. O revestimento do teto em microfibra velour, com uma textura semelhante à caxemira e agradável ao toque, é combinado com bancos em pele Nappa perfurada, oferecendo suavidade e respirabilidade excecionais para um conforto prolongado”, dá conta o comunicado.

Todos os componentes de acabamento interior utilizam tecnologia de revestimento ambientalmente sustentável, substituindo totalmente os processos tradicionais de galvanização em água e reforçando o compromisso da XPENG com a poluição zero.

O P7+ integra extensas medidas de isolamento acústico, incluindo até 62 pontos específicos de redução de ruído, 26 materiais de isolamento em cavidades e 36 elementos de absorção sonora, criando um ambiente de condução silencioso e refinado.

Check-up Media XPENG P7+ 4
Produzido na Europa

Desenvolvido para as diversas condições de condução europeias, o XPENG P7+ está equipado com suspensão dianteira de duplo triângulo e suspensão traseira multibraços de cinco ligações, prometendo uma condução segura e estável em ambientes urbanos, estradas secundárias sinuosas e autoestradas de alta velocidade.

A segurança continua a ser um pilar fundamental. Uma célula de segurança em aço de ultra alta resistência de 2.000 MPa, proteção multicamada da bateria e 14 sistemas ativos de segurança trabalham em conjunto para apoiar a deteção de perigos, a prevenção de colisões e uma consciência abrangente do condutor.

A produção piloto do P7+ foi concluída nas instalações da Magna Steyr em Graz, Áustria — o primeiro parceiro de produção local da XPENG na Europa. Após os novos G6 e G9, o P7+ torna-se no terceiro modelo da XPENG a ser produzido e montado na Europa.

As entregas do P7+ terão início a partir de abril em 25 mercados europeus, incluindo Alemanha, Suíça, Áustria, França, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Croácia, Eslovénia, Islândia, Finlândia, Lituânia, Letónia e Estónia.

Os preços variarão de acordo com impostos e regulamentações locais. O preço de entrada no mercado europeu é de €43.990 para a versão RWD Standard Range, apresentado apenas como referência.

Check-up Media XPENG P7+ 5
Presente em 26 países

A chegada do XPENG P7+ a Portugal deverá ocorrer no verão de 2026 e os preços para o mercado nacional só serão anunciados nessa altura. O lançamento do P7+ representa um marco importante na estratégia global de expansão da XPENG.

Estão previstos novos modelos, reforçando o compromisso da marca em alargar a sua gama na Europa. Jacky Gu, chairman da ATC e vice-presidente de E-powertrain da XPENG, afirma que “a Europa é um mercado estratégico central para a XPENG”.

Segundo revela, “em 2026, continuaremos a avançar nas nossas capacidades tecnológicas e a acelerar o lançamento de produtos, trazendo uma gama mais ampla de novos modelos, incluindo o P7+, aos clientes europeus”.

Com base na sua crescente carteira de produtos, a XPENG entregou mais de 429.445 veículos a nível global em 2025, mais do que duplicando o volume de 2024. A Europa representou cerca de metade das entregas internacionais da empresa, com 22.787 veículos, correspondendo a um crescimento homólogo de 126%.

A XPENG está, atualmente, presente em 26 países europeus, apoiada por mais de 13 importadores e parceiros de concessionários locais experientes. Esta presença é reforçada pelo centro de I&D da XPENG na Alemanha, que iniciou operações em 2025, fortalecendo as capacidades locais de inovação e engenharia.

Mais sobre a XPENG aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional