“A XPENG AEROHT, a maior empresa de carros voadores da Ásia, que pertence à XPENG Motors, assinala um importante marco na sua expansão internacional com o histórico voo tripulado público do Land Aircraft Carrier, no Dubai (Médio Oriente) e encomendas recorde de 600 carros voadores em toda a região, elevando o total de encomendas globais para mais de 7.000 unidades”, adianta, em comunicado.
“Como parte desta conquista, a XPENG AEROHT celebrou contratos de compra com o Ali & Sons Group, com sede nos Emirados Árabes Unidos, o Almana Group, do Catar, o ALSAYER Group, do Kuwait, e o Conselho Empresarial Chinês nos Emirados Árabes Unidos, estabelecendo um recorde para a maior encomenda em série no setor de carros voadores”, revela.
Segundo diz, “a região servirá como o primeiro mercado internacional da empresa, com vendas ao público previstas para 2027. O evento marcante foi testemunhado pelos Xeique Al Mur bin Maktoum Al Maktoum, Xeique Humaid Abdulla Rashed Ahmed Almualla, Ou Boqian, Cônsul-Geral da China no Dubai, membros da comunidade chinesa local e mais de 100 meios de comunicação”.
No mesmo documento, pode ler-se: “Nos últimos 12 anos, a XPENG AEROHT destacou-se como líder na economia de baixa altitude da Ásia, transformando, continuamente, a utopia dos carros voadores em realidade com tecnologias inovadoras e produtos notáveis”.
Depois de ter feito o primeiro voo do X2 no Médio Oriente, em 2022, e de ter feito uma apresentação impressionante do seu carro voador eVTOL no CES 2024, agora a empresa avança para a produção em série do Land Aircraft Carrier, tendo já garantido o maior número de encomendas no exterior.
Além disso, fez progressos substanciais ao longo do último ano, incluindo o rápido avanço na certificação e a conclusão do seu primeiro voo no Médio Oriente, marcando o início da sua jornada global.
Produção em Guangzhou
A XPENG AEROHT está a fazer progressos rápidos na certificação: em março de 2024, o pedido de Certificado de Tipo (TC) para a estrutura de voo (codename: X3-F) do Land Aircraft Carrier foi aceite pela Administração da Aviação Civil da China (CAAC).
Em maio de 2025, a CAAC também aceitou o pedido de Certificação de Produção (PC) para a estrutura da aeronave, marcando o início da revisão regulatória para o sistema de produção em série dos produtos de carros voadores da XPENG AEROHT.
O Land Aircraft Carrier, o primeiro carro voador modular do mundo agora em produção em série, já tem entregas a clientes previstas para começar em 2026. Este marco é apoiado pela conclusão da primeira fábrica inteligente para carros voadores produzidos em série em Guangzhou, na China.
Esta unidade, capaz de produzir até 10.000 unidades por ano, combina padrões de aviação com eficiência em escala automóvel, permitindo à XPENG AEROHT expandir a produção para dar resposta à procura global.
O voo que se realizou no Dubai foi tripulado e permitiu demonstrar a fiabilidade do Land Aircraft Carrier em condições reais. Este voo ocorreu depois de uma conquista histórica alcançada a 10 de setembro, em Ras Al Khaimah, quando a XPENG AEROHT se tornou na primeira empresa chinesa de carros voadores a obter uma Licença Especial de Voo tripulado no exterior da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos (GCAA), juntamente com um acordo de cooperação com a Autoridade de Transportes de Ras Al Khaimah.
965 patentes até 2025
“O Médio Oriente é um mercado estratégico e um parceiro valioso”, afirmou Michael Du, diretor financeiro e vice-presidente da XPENG AEROHT. “Com o seu papel crescente na inovação global e políticas voltadas para o futuro, a região é a plataforma de lançamento ideal para a nossa jornada de globalização”, reforçou.
A XPENG AEROHT formou uma equipa de 1.200 especialistas em I&D e investiu mais de 600 milhões de dólares, sendo pioneira em avanços na aviação pessoal, tendo desenvolvido, com sucesso, sete gerações de produtos.
Até 2025, a XPENG AEROHT registou 965 patentes globalmente, incluindo 675 patentes de invenção. Aproveitando este impulso, a XPENG AEROHT revelou que mudou a sua marca para ARIDGE. Derivado de “Air” (ar) e “Bridge” (ponte), o novo nome incorpora o objetivo fundador da empresa, conectar o céu e a terra, proporcionando um futuro onde voar é tão fácil quanto conduzir um automóvel.
“A liberdade de voar sempre foi a nossa missão”, explicou Zhao Deli, fundador da ARIDGE (então XPENG AEROHT). “Esta mudança representa o nosso salto da visão para a realidade. Com a nova identidade, estamos a criar uma nova categoria, a construir um ecossistema de aviação de baixa altitude e a redefinir os limites da mobilidade”, frisou.
A ARIDGE também está a desenvolver o A868, um carro voador de alta velocidade e longo alcance que integra tecnologia tiltrotor completa e um sistema de transmissão elétrico híbrido. Com um alcance de mais de 500 km, velocidade máxima superior a 360 km/h e habitáculo com seis lugares, o A868 expande as capacidades da ARIDGE para viagens de negócios e serviços de mobilidade.
Entre conduzir e voar
Como parte do ecossistema da XPENG Motors, a ARIDGE continua a crescer em estreita sinergia com o poderoso sistema da XPENG, avançando com a sua nova marca e nova categoria. O Land Aircraft Carrier redefine a mobilidade com o seu design modular pioneiro, superando os desafios tradicionais do eVTOL, como mobilidade, recarga e armazenamento.
O seu módulo aéreo, armazenado na bagageira de um veículo terrestre “nave-mãe”, destaca-se e volta a acoplar-se, autonomamente, com um único comando, permitindo transições perfeitas entre conduzir e voar.
Desenvolvido para garantir que voar é tão fácil quanto conduzir um automóvel, o Land Aircraft Carrier tem um ecrã inteligente intuitivo em vez de painéis complexos e oferece dois modos de voo: automático e manual.
No modo automático, os pilotos podem planear rotas, descolar e aterrar com um único toque, com o apoio de visão 3D, alertas e assistência à aterragem. No modo manual, o inovador sistema de controlo de manípulo único da ARIDGE, o primeiro para um veículo voador, combina seis operações num único joystick para uma pilotagem fácil com uma só mão.
A segurança é um ponto central e o avançado sistema de controlo de voo da ARIDGE permite aos pilotos anular as funções autónomas, mantendo um voo estável dentro de parâmetros seguros. O módulo aéreo inclui sistemas redundantes para propulsão, energia, comunicações e controlo de voo, com resposta automática a falhas do rotor em milésimos de segundo.
“Com a nossa nova marca, um voo histórico no Dubai e o Land Aircraft Carrier a entrar em produção em série, estamos a trazer o extraordinário para a vida quotidiana”, acrescentou Michael Chao Du. “Estamos a liderar a revolução da mobilidade a baixa altitude e convidamos parceiros globais a trabalhar connosco para construir o ecossistema e abrir novos mercados, tornando o sonho dos carros voadores em realidade para as pessoas em todo o mundo”, concluiu.
Mais sobre a XPENG aqui.