A Wolfspeed, especialista em tecnologia de carbeto de silício, e a ZF, empresa de tecnologia global que possibilita a mobilidade de última geração, anunciaram uma parceria estratégica que inclui a criação de um laboratório de inovação conjunto para impulsionar avanços em sistemas e dispositivos de carbeto de silício para aplicações de mobilidade, industriais e de energia.
A parceria inclui, também, um investimento significativo da ZF para apoiar a construção planeada da mais avançada e maior fábrica de dispositivos de carbeto de silício de 200 mm do mundo, em Ensdorf, na Alemanha.
Tanto o laboratório de inovação conjunta como a fábrica de dispositivos Wolfspeed estão planeados como parte do projeto de interesse europeu comum (IPCEI) para a estrutura de microeletrónica e tecnologias de comunicação, ficando a depender da aprovação de auxílio estatal da Comissão Europeia.
“Essas iniciativas são um passo significativo para uma transformação industrial bem-sucedida. Fortalecem a resiliência da oferta europeia e, ao mesmo tempo, apoiam o European Green Deal e os objetivos estratégicos para a Década Digital da Europa”, refere Holger Klein, CEO da ZF.
A parceria estratégica inclui um centro de pesquisa conjunto na Alemanha, que se concentrará em desafios reais de mobilidade elétrica e sistema de energia renovável. O objetivo da colaboração é desenvolver inovações revolucionárias para sistemas, produtos e aplicações de carbeto de silício, abrangendo toda a cadeia de valor, desde o chip até aos sistemas completos.
O centro de I&D estará focado na inovação de sistemas e dispositivos de carbeto de silício para cumprir os requisitos específicos em todos os segmentos de mobilidade, incluindo veículos de consumo, comerciais, agrícolas e industriais, bem como nos mercados industrial e de energia renovável. A colaboração impulsionará a eficiência, a densidade de energia e o desempenho para soluções de eletrificação.
A Wolfspeed planeia construir uma unidade de fabrico de wafer de 200 mm totalmente automatizada e altamente avançada em Saarland, na Alemanha. A ZF pretende apoiar esta nova construção fazendo um investimento financeiro considerável de centenas de milhões de dólares em troca de ações da Wolfspeed. Como parte desse investimento, a ZF terá uma participação minoritária na fábrica.
“Temos um parceiro forte a nosso lado, a ZF, que traz a experiência líder do setor em dimensionamento de componentes para mobilidade elétrica, bem como a aptidão para acelerar a inovação em sistemas de carbeto de silício e dispositivos de energia”, afirma Gregg Lowe, presidente e CEO da Wolfspeed.
“Estou confiante de que esta parceria elevará a tecnologia de semicondutores de carbeto de silício a um novo nível de impacto global, apoiando esforços de maior sustentabilidade e eficiência em vários setores”, reforça.
“Juntas, a Wolfspeed e a ZF combinam experiência em eletrónica de potência e sistemas com um know-how em aplicações sem paralelo na indústria. A Wolfspeed traz os seus mais de 35 anos em tecnologia de carbeto de silício e, na ZF, temos uma compreensão única dos sistemas gerais em todos os setores, desde veículos ligeiros de passageiros a veículos comerciais e máquinas de construção, energia eólica e aplicações industriais. A parceria permitirá desenvolver inovações revolucionárias além do estado da arte para o benefício dos nossos clientes”, diz Stephan von Schuckmann, membro do Conselho de Administração da ZF.
Mais sobre a ZF aqui.