powered by

Volvo Trucks irá testar camiões elétricos fuel cell com clientes

Os testes com camiões elétricos de célula de combustível em tráfego comercial terão início em 2025, com clientes selecionados do norte da Europa.

A Volvo Trucks encontra-se a realizar testes com camiões elétricos de célula de combustível que emitem apenas vapor de água e têm autonomia operacional comparável aos camiões Diesel: até 1.000 km. A segunda fase piloto iniciar-se-á dentro de alguns anos, com testes de clientes nas vias públicas.

Os testes com camiões elétricos de célula de combustível em tráfego comercial terão início em 2025, com clientes selecionados do norte da Europa. Nos anos seguintes, serão estendidos a outros países.

Os camiões elétricos movidos a célula de combustível de hidrogénio serão especialmente adequados para o transporte de longa distância e de cargas pesadas, que exigem bastante energia. Poderão ainda ser uma opção nos países onde as possibilidades de carregamento de baterias são limitadas.

“Acredito que os testes piloto destacarão o potencial dos camiões elétricos movidos a célula de combustível. Os testes serão realizados num ambiente rigoroso e exigente, o que nos dará, também, uma grande oportunidade de conduzir com cargas pesadas de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, SvP Global Product Management da Volvo Trucks.

“Esperamos que o fornecimento de hidrogénio verde aumente, significativamente, nos próximos dois anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. Os camiões movidos a célula de combustível serão importantes para transportes mais longos e pesados ​​daqui a alguns anos”, acrescenta.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric, uma parceria entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric irá construir uma das maiores instalações de produção em série da Europa, para células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

O objetivo dos testes piloto será analisar todos os diferentes aspetos das operações do camião, incluindo componentes de trabalho, condução e experiência do motorista.

Check-up Media Volvo Trucks Jessica Sandström

Uma célula de combustível gera a sua própria eletricidade a partir do hidrogénio a bordo, em vez de ser carregada por uma fonte externa.

O único produto emitido é vapor de água. Os camiões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de potência e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos.

A tecnologia de células de combustível ainda está numa fase inicial de desenvolvimento e, embora haja muitos benefícios, ainda existem alguns desafios, como o fornecimento em larga escala do hidrogénio verde e a necessidade de desenvolver infraestruturas de abastecimento.

Para superar a falta de hidrogénio disponível durante a execução dos testes piloto, o enchimento de hidrogénio verde a partir de fontes renováveis ​​será feito nas instalações da Volvo Trucks.

Mais sobre a Volvo Trucks aqui.

Vicauto
Febi TruckAser aftermarket AutomotiveMewaStratioMercedez EQE BannerMF Pinto Import. export peças, S.A.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional

Repintura