Volvo inicia produção do EX30 elétrico na Bélgica

Fábrica de Ghent celebra 60 anos com a produção do EX30, reforçando a aposta da Volvo na eletrificação e na proximidade ao mercado europeu.
Check-up Media Volvo EX30 Ghent

A Volvo Cars iniciou a produção do novo EX30 na fábrica de Ghent, na Bélgica, respondendo à forte procura europeia pelo seu SUV 100% elétrico. “Esta decisão sublinha a estratégia da marca de fabricar os seus automóveis nos mercados onde os vende, sempre que possível”, avança a marca sueca.

A chegada do EX30 marca um novo capítulo na histórica unidade de Ghent, que celebra 60 anos em 2025. “A fábrica sofreu uma reorganização significativa, com a construção de um novo edifício para montagem de baterias e a contratação de mais 350 colaboradores, consolidando o seu papel na estratégia de eletrificação da Volvo”, sublinha.

Nova plataforma

Até final deste ano, a Volvo Cars prevê, também, iniciar em Ghent a produção do EX30 Cross Country. Francesca Gamboni, Chief Manufacturing & Supply Chain Officer da Volvo Cars, destacou que o “EX30 é crucial para reforçarmos a nossa posição no mercado de automóveis elétricos premium na Europa”, acrescentando que o investimento na produção europeia permite maior resiliência e flexibilidade à marca.

Para possibilitar a produção do EX30 em Ghent, a Volvo Cars investiu cerca de 200 milhões de euros nos últimos anos, abrangendo uma nova plataforma automóvel, a instalação de quase 600 novos robots, a expansão do pavilhão de baterias e a criação de novas linhas de produção de portas e montagem de baterias.

Check-up Media Volvo EX30 Ghent 2

A aposta na produção local do EX30 reforça a agenda europeia de sustentabilidade e competitividade, criando empregos e promovendo a inovação. Entre as fábricas de Ghent, na Bélgica, e de Torslanda, na Suécia, a Volvo Cars produz, agora, 10 modelos diferentes na Europa, entre veículos elétricos e híbridos.

Inovação e agilidade

Stefan Fesser, CEO da Volvo Car Ghent, destacou o feito de industrializar o EX30 em tempo recorde: “Reduzimos o tempo de industrialização para metade graças ao empenho e colaboração da equipa. Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas ao EX30 e de mostrar como a inovação nos torna mais ágeis”.

Inaugurada em 1965, a fábrica de Ghent situa-se na zona portuária do Mar do Norte e é, hoje, uma peça central na estratégia europeia da Volvo. Em 2024, a unidade produziu cerca de 186.000 automóveis, incluindo os modelos 100% elétricos EX40 e EC40, bem como os híbridos XC40 e V60.

Mais sobre a Volvo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada