Volvo EX60: diálogo natural com Inteligência Artificial

Novo SUV 100% elétrico é o primeiro Volvo com Gemini integrado e promete uma nova relação entre condutor e automóvel.
Check-up Media Volvo EX60

A Volvo Cars prepara-se para apresentar um automóvel que redefine a interação entre o condutor e a tecnologia. “O novo EX60 será o primeiro modelo da marca sueca a integrar o Gemini, o assistente de Inteligência Artificial (IA) da Google, permitindo uma conversa natural e intuitiva com o veículo”, adianta. Trata-se do Volvo “mais inteligente e tecnologicamente avançado até à data”, sublinha a marca sueca, em comunicado.

810 km de autonomia

A apresentação mundial do novo Volvo EX60 100% elétrico está marcada para 21 de janeiro e acontece a apenas uma semana do lançamento oficial. “Este SUV elétrico de média dimensão promete uma autonomia que chega aos 810 km com uma única carga e posiciona-se como um dos modelos mais avançados da nova geração elétrica da marca”, afirma a Volvo.

Desenvolvido para tornar a condução “mais simples, segura e agradável, o EX60 recorre a tecnologia de ponta baseada em IA, colocando o utilizador no centro da experiência”, explica. “A integração do Gemini permite aos condutores interagir com o automóvel de forma natural, utilizando linguagem corrente em vez de comandos rígidos ou sequências pré-definidas”, acrescenta.

“Liderança tecnológica”

“O novo EX60 está repleto de tecnologia centrada no ser humano, concebida para melhorar a sua vida ao volante”, afirma Anders Bell, chief engineering and technology officer da Volvo Cars.

Check-up Media Volvo EX60 2

“O HuginCore é o nosso sistema de hardware e software de última geração, que combina tecnologia desenvolvida internamente com os melhores serviços e soluções de líderes tecnológicos, como a Google, a NVIDIA e a Qualcomm Technologies”, diz. E acrescenta: “Trata-se de uma tecnologia discreta, mas altamente avançada, que funciona silenciosamente em segundo plano para apoiar o condutor”.

10 anos de parceria

Na prática, esta nova abordagem permite, por exemplo, pedir ao Gemini para localizar, automaticamente, a morada de uma reserva de hotel presente no email do utilizador, confirmar se um objeto recentemente comprado cabe na bagageira do EX60 ou até sugerir ideias para uma próxima viagem. “A interação com o veículo torna-se, assim, mais intuitiva, fluida e próxima do comportamento humano”, garante a Volvo.

A integração do Gemini resulta de quase uma década de colaboração entre a Volvo Cars e a Google, uma parceria que tem vindo a evoluir com o objetivo de “simplificar a experiência digital a bordo e reforçar a segurança e o conforto dos ocupantes”, revela a marca. No EX60, esta cooperação atinge um novo patamar, combinando IA avançada com a filosofia de segurança e design escandinavo da marca.

Mais sobre a Volvo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Ligeiros

Em estrada