A Volvo Cars está a reforçar a sua estratégia nos EUA com novos investimentos na fábrica de Ridgeville, situada nos arredores de Charleston, Carolina do Sul. O objetivo é “atingir a plena utilização da unidade nos próximos anos, consolidando a capacidade instalada de 150 mil automóveis por ano e impulsionando o crescimento em volume e desempenho financeiro”, adianta a marca sueca, em comunicado.
Volvo EX90 e Polestar 3
Ao longo da última década, a Volvo já investiu 1,3 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) nesta unidade de produção, concebida para o futuro e integrada no plano global da empresa, em conjunto com as fábricas na Europa e na China.
Atualmente, a unidade da Carolina do Sul produz o SUV 100% elétrico Volvo EX90, bem como o Polestar 3, desempenhando um papel decisivo na adaptação regional dos produtos e no crescimento da marca no mercado norte-americano.
Um passo importante para uma maior utilização da capacidade foi anunciado no início de 2025: o Volvo XC60, o SUV de tamanho médio mais vendido da marca, passará a ser produzido em Ridgeville a partir do final de 2026. Nos primeiros oito meses deste ano, a Volvo vendeu mais de 27 mil unidades do XC60 nos EUA, um aumento de quase 20% face ao mesmo período em 2024.

70 anos nos EUA
“Os nossos planos de investimento reforçam, mais uma vez, o nosso compromisso de longo prazo com o mercado norte-americano e as nossas operações de fabrico na Carolina do Sul”, afirma Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars. “Em 2025, celebramos 70 anos de presença nos EUA. Vendemos mais de cinco milhões de automóveis neste país e pretendemos vender muitos mais nos próximos anos”, acrescenta o responsável.
Também o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, destaca a importância deste reforço: “A decisão da Volvo Cars de investir ainda mais em Ridgeville reforça a posição da Carolina do Sul como referência nacional na produção automóvel. Isso reflete o poder da nossa força de trabalho e a confiança que as principais empresas globais depositam no nosso estado”.
A fábrica norte-americana da Volvo começou a ser construída em 2015 e conta, hoje, com recursos avançados para múltiplas plataformas, tecnologias e modelos, confirmando o papel estratégico da Carolina do Sul na expansão da marca sueca.
Mais sobre a Volvo aqui.