Volvo Cars destaca-se (também) no capítulo ambiental

Primeira instalação Megacasting do mundo, localizada na fábrica da Volvo Cars, em Torslanda, na Suécia, recebeu a certificação LEED Gold.
Check-up Media Volvo ES90

A Volvo Cars anuncia que o seu edifício de Megacasting em Torslanda, na Suécia, recebeu a certificação LEED Gold, tornando-se, assim, na primeira instalação de Megacasting do mundo a atingir este nível de sustentabilidade.

Este feito reflete o compromisso contínuo da marca sueca com a responsabilidade ambiental, a eficiência energética e a inovação em todas as vertentes das suas operações.

A obtenção da certificação LEED Gold destaca os esforços de colaboração das equipas da Volvo Cars para ultrapassar as metas do desenvolvimento industrial sustentável.

“Megacasting consiste num processo de fabrico onde um grande número de peças estampadas são substituídas por uma única grande peça fundida de alumínio. Tal permite reduzir o peso, o que, por sua vez, melhora a eficiência energética e a autonomia elétrica do automóvel. Além disso, reduz a complexidade do processo de fabrico”, explica a marca.

Check-up Media Volvo Torslanda

“Para além da nova unidade de Megacasting, a Volvo Cars continua a investir em Torslanda, com melhorias nas oficinas de pintura e de montagem final, bem como com a criação de uma nova infraestrutura para a montagem de baterias”, revela.

Décadas de Inovação

Segundo diz, “a nova infraestrutura de montagem de baterias integrará células e módulos de bateria na estrutura do piso do automóvel, enquanto a oficina de montagem será renovada e adaptada para a produção da próxima geração de modelos 100% elétricos”.

Por último, “a oficina de pintura está a receber novas máquinas de pré-tratamento, que deverão continuar a redução contínua do consumo de energia e das emissões”, dá conta.

Em 2024, a fábrica da Volvo Cars em Torslanda comemorou 60 anos de existência. Esta unidade produtiva está mais moderna e eficiente do que nunca, tendo ultrapassado, recentemente, as nove milhões de unidades fabricadas.

Check-up Media Volvo ES90 2

Inaugurada em abril de 1964 pelo Rei Gustaf VI Adolf, da Suécia, era, à data, o maior investimento industrial na história do país. Com capacidade para produzir até 200 mil automóveis por ano, rapidamente tornou-se no maior local de trabalho da Suécia, empregando mais de 11 mil pessoas.

Atualmente, a fábrica tem uma capacidade de produção anual de 290 mil unidades — o equivalente a 60 automóveis por hora — e opera com cerca de 6.500 colaboradores divididos por três turnos.

Em 2024, foi produzido, em Torslanda, o último automóvel a gasóleo da história da Volvo Cars e, em 2021, a unidade tornou-se na primeira fábrica da Volvo Cars com impacto neutro em termos climáticos. “Uma fábrica que tem sido o palco e o coração das operações da Volvo Cars e que, assim, permanecerá no futuro próximo”, enfatiza a marca.

“Combinando história, inovação e responsabilidade ambiental, Torslanda é o espelho da visão da Volvo: um futuro mais seguro, mais sustentável e 100% elétrico”, conclui.

Mais sobre a Volvo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Equipamentos

Atualidade

Atualidade