powered by

Volvo anuncia parceria com Breathe Battery Technologies

Software da Breathe foi integrado na plataforma de gestão de baterias desenvolvida internamente pela Volvo Cars para otimizar e melhorar a tecnologia de carregamento.
Check-up Media Volvo Breathe

A Volvo Cars anuncia o estabelecimento de uma parceria com a Breathe Battery Technologies (Breathe), tornando-se no primeiro fabricante automóvel a ter acesso à versão mais recente do seu software de carregamento patenteado e baseado em algoritmos para utilização na sua nova geração de automóveis 100% elétricos.

Ao integrar o software da Breathe na plataforma de gestão de baterias desenvolvida internamente pela Volvo Cars para otimizar e melhorar o desempenho da tecnologia de carregamento, será possível proporcionar aos clientes tempos de carregamento ainda mais rápidos e uma melhor experiência global.

Ao implementar a nova tecnologia na próxima geração de automóveis 100% elétricos, a Volvo espera reduzir em 30% o tempo necessário para carregar o automóvel de 10% a 80% da bateria, mantendo a densidade energética e a autonomia. A marca espera que estas melhorias no tempo de carregamento se prolonguem por todo o ciclo de vida da bateria, sem afetar o seu estado de saúde.

A colaboração com a Breathe é o resultado de um acordo de fornecimento para o seu principal produto, Breathe Charge, e representa o mais recente investimento do Volvo Cars Tech Fund.

Investimento este que reflete várias ambições da marca sueca, que pretende não só liderar o desenvolvimento de automóveis elétricos de elevada qualidade como, também, tornar-se num fabricante exclusivo de modelos 100% elétricos até 2030.

A Breathe partilha a paixão pela mobilidade elétrica com a Volvo e é uma start-up sediada em Londres que desenvolve software de gestão de baterias com o objetivo de contribuir para uma eletrificação mais rápida, melhor e mais sustentável.

Check-up Media Volvo Breathe battery
Baterias definidas por software

Ao contrário do carregamento escalonado tradicional, que se baseia em regras pré-determinadas, o software da Breathe utiliza o carregamento adaptativo para controlar, dinamicamente, a bateria em tempo real, resultando em tempos de carregamento significativamente mais curtos.

Utilizando algoritmos, o software gere o processo de carregamento de acordo com o estado da bateria para proporcionar a melhor experiência ao condutor, evitando o risco de revestimento de lítio, que pode prejudicar o desempenho e a vida útil da bateria.

O investimento no Breathe ajuda a posicionar a Volvo para um futuro totalmente elétrico, mas também se enquadra nas ambições de atingir zero emissões líquidas de Gases com Efeito de Estufa e de tornar-se numa empresa circular até 2040.

Ao mesmo tempo que reduz os tempos de carregamento dos automóveis, a tecnologia consegue-o sem a necessidade de alterar o design do conjunto de baterias ou de extrair materiais adicionais, sem impactos ambientais adicionais.

Além disso, uma vez que é totalmente compatível com o hardware utilizado na nova geração de automóveis totalmente elétricos Volvo, será fácil aumentar a escala, uma vez que a marca espera que as vendas de veículos elétricos aumentem, significativamente, nos próximos anos.

O Volvo Cars Tech Fund foi criado em 2018 para investir em empresas e em áreas tecnológicas que transformem a indústria automóvel, como a eletrificação, IA, condução autónoma, sustentabilidade e comércio digital.

O Tech Fund faz investimentos estratégicos para ajudar as start-ups a prosperar e, em conjunto, acelerar a transformação da indústria global de mobilidade.

Mais sobre a Volvo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Lubrificantes