powered by

Volta Trucks: gama 100% elétrica equipada com pneus Bridgestone

Parceria entre o fabricante japonês e a start-up escandinava de veículos 100% elétricos prevê fornecimento de pneus para protótipos, destinados aos operadores de frotas, já em 2021.

Uma parceria de peso rumo ao futuro da mobilidade elétrica. A Volta Trucks, start-up escandinava de veículos 100% elétricos, revelou os contornos do acordo celebrado com a Bridgestone como fornecedor oficial de pneus. A aliança abrange o lançamento do primeiro veículo da start-up e o fornecimento de pneus da marca para os protótipos que começarão a ser avaliados pelos principais operadores de frotas já no início do próximo ano.

Para o Volta Zero, a Bridgestone forneceu o pneu 285/70R19.5 146/144M R-Steer 002 para os eixos dianteiro e traseiro. O padrão direcional do pneu oferece um desempenho ideal para veículos totalmente elétricos com binário elevado e, graças ao design direcional do piso, o modelo R-Steer também oferece uma redução significativa no ruído provocado pelo pneu.

Esta é uma qualidade crucial para o Volta Zero, projetado, sobretudo, para uso em centros urbanos, com o seu sistema de propulsão silencioso e 100% elétrico que permite que seja dirigido em áreas urbanas 24 horas por dia, mesmo naquelas com regras de poluição sonora mais rígidas.

Futuro da mobilidade

Segundo Andrea Manenti, vice-presidente da Bridgestone para a Região Norte, esta é uma parceria com futuro: “A indústria dos transportes está a transformar-se rapidamente e os veículos estão a tornar-se mais CASE (conectados, autónomos, partilhados e elétricos). Estamos orgulhosos da parceria com a Volta Trucks, um empolgante fabricante de veículos elétricos, cuja frota de protótipos Volta Zero foi para a estrada pela primeira vez. Como empresa, a Bridgestone está comprometida em trabalhar com parceiros-chave para contribuir para o futuro da mobilidade e criar novos valores para a sociedade. O trabalho que estamos a fazer com a Volta Trucks é exatamente isso”, explicou.

 

A Bridgestone está comprometida em trabalhar com parceiros chave para contribuir para o futuro da mobilidade

 

Rob Fowler, CEO da Volta Trucks, por sua vez, mostrou-se otimista com a qualidade do fornecedor de pneus. “Estou muito satisfeito com a parceria da Volta Trucks com a Bridgestone para fornecer pneus para o nosso veículo de apresentação e frota de protótipos. Como fabricantes do primeiro veículo comercial elétrico de grande porte a nível mundial, somos pioneiros na eletrificação de veículos comerciais e estou muito satisfeito por trabalhar lado a lado com uma empresa de pneus inovadora e de prestígio mundial como a Bridgestone, que pode apoiar os nossos objetivos”, sublinhou o responsável em comunicado.

16 toneladas limpas

O Volta Zero de 16 toneladas é o primeiro veículo totalmente elétrico projetado expressamente para a entrega de mercadorias na cidade, reduzindo o impacto ambiental das entregas nos centros urbanos. Projetado, desde o início, para ter um alcance 100% elétrico de 150 a 200 quilómetros, o Volta Zero permitirá uma redução de aproximadamente 180.000 toneladas de CO2 até 2025.

A segurança também é ponto fundamental para a Volta Trucks, que pretende assumir-se como o fabricante mais seguro de veículos comerciais pesados. O Volta Zero foi projetado como elétrico fora da caixa, facilitando uma mudança substancial na segurança dos veículos e peões.

Graças à eliminação do motor de combustão interna, o motorista de um Volta Zero pode sentar-se no centro, com uma altura de assento muito menor do que no caso de um camião convencional. Isso, juntamente com uma cabine própria de vidro, dá ao motorista uma ampla visibilidade de 220°, minimizando o risco de pontos cegos perigosos.

O primeiro protótipo Volta Zero está, neste momento, em fase de construção e será lançado ainda em 2020. As unidades pioneiras para o teste piloto começarão a ser avaliados pelos clientes no primeiro trimestre de 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=rMf0YSPjvq4
Secção patrocinada por:
Continental_logoGteam_logoMetaboLauncholipes_altpaco-lumiar

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Internacional