Volkswagen otimiza e-Transporter e e-Caravelle

Bateria de maior capacidade, com 70 kWh utilizáveis (líquido), curva de carregamento DC melhorada e nova tração integral 4Motion (opcional) são as alterações.
Check-up Media VW Caravelle

A Volkswagen Veículos Comerciais está a otimizar a gama dos modelos 100% elétricos e-Transporter e e-Caravelle através de uma bateria de maior capacidade, com 70 kWh utilizáveis (líquido), uma curva de carregamento DC melhorada e uma nova tração integral 4Motion opcional.

Com estas evoluções, a Volkswagen Veículos Comerciais reforça ainda mais a adequação ao dia a dia e a eficiência dos e-Transporter e e-Caravelle, apoiando, assim, os clientes profissionais no caminho para uma frota mais económica e com menor pegada de carbono.

Maior autonomia e tempos de carregamento mais curtos – agora ainda mais versáteis. A capacidade útil da bateria dos e-Transporter e e-Caravelle aumenta de 64 para cerca de 70 kWh. O que permite-lhes alcançar uma autonomia combinado até 360 km, cerca de 10% superior à anterior.

Em simultâneo, os tempos de carregamento são, significativamente, mais curtos: num posto de carregamento DC de 125 kW, a bateria de alta tensão pode, agora, ser carregada de 10 a 80% em cerca de 30 minutos – cerca de 10 minutos menos do que antes. Visto de outra forma, uma breve paragem de carregamento de 10 minutos permite obter cerca de 100 km adicionais de autonomia.

Check-up Media VW Hannover
Tração 4Motion opcional

A partir do início de 2026, o e-Transporter passa, também, a estar disponível, mediante pedido, com o sistema inteligente de tração integral 4Motion, que combina o já conhecido motor montado no eixo traseiro, com um motor elétrico adicional no eixo dianteiro.

Como as duas unidades elétricas de propulsão não estão acopladas mecanicamente, o binário pode ser rapidamente distribuído entre os eixos dianteiro e traseiro conforme necessário — para melhor tração em estaleiros de obra, pisos molhados ou terrenos não pavimentados.

O sistema de tração integral 4Motion trabalha em estreita articulação com o controlo eletrónico de estabilidade (ESP) e o controlo de tração, para garantir a melhor aderência possível.

O binário e a força de travagem podem ser aplicados de forma direcionada para reduzir a sobreviragem ou a subviragem, mantendo o e-Transporter em segurança na sua faixa, mesmo em condições de piso molhado, com alterações no revestimento da estrada ou em curva. O sistema está disponível com dois níveis de potência: 100 kW (136 cv) e 210 kW (286 cv).

Mais sobre a Volkswagen aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Ligeiros