“De Lisboa a Munique, uma viagem 100% elétrica vai mostrar que a mobilidade elétrica já é uma realidade simples, prática e acessível na Europa”, começa por enquadrar o comunicado.
“A Electric Roadtrip, dinamizada pelo programa Viver Elétrico, vai colocar o Opel Grandland GS Electric à prova numa viagem de mais de 5.000 km, numa rota que atravessa Portugal, Espanha, França e Alemanha, com destino à maior plataforma mundial de mobilidade: IAA Mobility 2025”, acrescenta.
Durante nove dias (4 a 12 de setembro), a viagem será documentada, em tempo real, através de conteúdos digitais autênticos – vídeos, imagens e insights diários –, que irão responder às dúvidas mais comuns sobre viajar em veículos elétricos: como evitar filas nos postos de carregamento, reduzir os tempos de paragem, carregar em hotéis e qual a autonomia real em autoestrada, entre outras.
“Para que os veículos elétricos cheguem verdadeiramente às massas, é essencial informar as pessoas com dados reais, factuais e objetivos. Estas roadtrips internacionais são o palco ideal para o Viver Elétrico desmistificar os mitos associados a todo o tipo de viagens em veículos elétricos”, explica Ricardo Oliveira, fundador da World Shopper e líder do projeto Viver Elétrico.

Desafio do carregamento
Um dos principais fatores diferenciadores desta roadtrip será o foco em carregamentos fora das autoestradas. A equipa irá privilegiar postos de carregamento localizados em zonas próximas das saídas das autoestradas, como áreas comerciais e outros pontos de conveniência, onde é possível encontrar: tarifas mais competitivas, maior diversidade de serviços de apoio (restauração, comércio, lazer) e ter experiências de paragem mais confortáveis para o condutor e passageiros.
“Além disso, a viagem permitirá demonstrar a facilidade de utilização do Autocharge, solução desenvolvida pela Miio e Powerdot que permite iniciar o carregamento de forma totalmente automática, sem cartões, apps ou autenticação manual – um exemplo concreto de como a mobilidade elétrica pode ser prática e intuitiva no dia a dia ou em viagens mais longas”, pode ler-se no mesmo documento.
A Opel associa-se à iniciativa para demonstrar, em condições reais, os argumentos do Grandland GS Electric. A marca terá ainda cobertura destacada no IAA Mobility 2025, o maior evento europeu de mobilidade. Dias 8 e 9 de setembro, o relato da viagem cruza-se com as novidades da Opel, que irão marcar o futuro da mobilidade.
“A Miio já dá acesso a mais de 500 mil pontos de carregamento em toda a Europa, permitindo localizar, comparar preços e pagar carregamentos sem complicações”, dá conta o comunicado.
E vai mais longe: “Ao assegurar todos os carregamentos ao longo da viagem, a colaboração com a Miio permite demonstrar como é simples e conveniente viajar entre Portugal e a Alemanha com um veículo 100% elétrico, utilizando apenas esta aplicação e como a sua utilização é simples, conveniente e transparente”.

Campanha Miio x Powerdot
A viagem contará com a colaboração da Powerdot, operador independente e líder na Europa, com mais de 10 mil pontos de carregamento rápido e ultrarrápido operativos em seis países.
A rede está presente em centros comerciais e outros espaços de conveniência, consolidando o carregamento de destino como a forma mais cómoda de integrar a recarga no quotidiano ou em viagens.
Durante a roadtrip, será testado o Autocharge (Miio x Powerdot), uma funcionalidade que permite iniciar o carregamento de forma automática, sem necessidade de cartões, apps ou autenticações.
“De 4 a 12 de setembro, enquanto viajamos no Opel Grandland elétrico de Lisboa a Munique, oferecemos 10% de cashback na tarifa do OPC em carregamentos efetuados com a app Miio em qualquer carregador Powerdot”, revela o projeto Viver Elétrico.
“A adesão será feita através de um código exclusivo, que iremos divulgar, diariamente, durante a viagem. A promoção é válida em carregamentos feitos em Portugal, Espanha e França”, acrescenta.

Parceria Leasys
A Leasys associa-se, também, à Electric Roadtrip como parceira de mobilidade, reforçando o seu compromisso em desmistificar e facilitar o acesso a veículos elétricos através de soluções de renting e mobilidade flexível.
Os conteúdos da viagem serão partilhados, diariamente, nas plataformas digitais da World Shopper e do Viver Elétrico, com o envolvimento dos parceiros ao longo de todo o percurso.
A terminar, refira-se que o Opel Grandland GS Electric está equipado com uma bateria de 77 kWh de capacidade total (73 kWh de capacidade útil), anuncia uma autonomia máxima de 523 km (WLTP), tem 157 kW (210 cv) de potência, 345 Nm de binário, alcança uma velocidade máxima de 170 km/h e o seu carregamento vai até 11 kW (AC) ou 160 kW (DC).
Mais sobre o Viver Elétrico aqui.