powered by

“Vitória da Soc. Com. C. Santos no Challenge Europeu Vendedores de Peças Mercedes-Benz é trabalho de equipa”, afirma Ricardo Soares

Empresa conquistou o Challenge Europeu de Vendedores de Peças 2023 Mercedes-Benz Cars. Vitória é a “confirmação do trabalho de anos de toda a estrutura”, defende o diretor da Divisão de Peças e Lubrificantes ao Check-up.
Check-up Media Ricardo Soares Soc. Com. C. Santos

A Soc. Com. C. Santos é a grande vencedora do Challenge Europeu de Vendedores de Peças 2023 da Mercedes-Benz Cars. Uma vitória abrilhantada pelos “excelentes resultados” de quatro profissionais da empresa.

Competindo com várias dezenas de participantes europeus, os vendedores de peças originais da Soc. Com. C. Santos ficaram todos no top 10, conquistando os primeiro, segundo, quinto e nono lugares do ranking.

O grande vencedor do Challenge Europeu de Vendedores de Peças 2023 Mercedes-Benz foi Marcos Campos, seguido por Mário Pereira. Paulo Cardoso conquistou o quinto lugar e Ricardo Oliveira foi o nono melhor vendedor de peças originais da marca de todo o continente europeu.

A empresa triunfou ainda na categoria de operadores de grande dimensão (existem ainda as classes média dimensão e pequena dimensão). O Challenge Europeu de Vendedores de Peças 2023 Mercedes-Benz Cars decorreu entre abril e novembro de 2023 e os resultados foram divulgados no final de janeiro.

“Para apurar os resultados contam vários fatores individuais de cada um dos profissionais, mas, também, do trabalho conjunto desenvolvido por todo o departamento de peças da empresa. Além do crescimento do volume de faturação de cada um dos vendedores, também o desempenho global da Soc. Com. C. Santos em termos de vendas (nomeadamente através de plataformas digitais) foi valorizado para a competição”, explicou fonte da empresa.

Trabalho de equipa

O desempenho final da equipa da empresa no Challenge Europeu de Vendedores de Peças 2023 Mercedes-Benz Cars é consubstanciado por diversas dimensões da atividade do departamento de peças da empresa.

Check-up Soc. Com. C. Santos sales team

Destaque para o aumento de 43,7% face ao ano anterior no que diz respeito à valorização das encomendas de peças através do canal online B2B Connect, para atingir o patamar de 50% do volume de vendas através do canal digital e para o aumento global de 16% do volume de negócios em peças Mercedes-Benz Cars (crescimento de 20% da faturação na carteira de clientes segmentada para esta competição).

Em declarações ao Check-up, Ricardo Soares, diretor da Divisão de Peças e Lubrificantes da Soc. Com. C. Santos, explicou qual a sensação de contar com a melhor equipa de vendedores de peças originais Mercedes-Benz da Europa.

“O resultado do Challenge de Vendedores de Peças 2023 Mercedes-Benz Cars não é mais do que a confirmação do trabalho que toda a estrutura da nossa área de peças tem vindo a desenvolver ao longo dos anos. É sempre um prazer especial ver reconhecido externamente o trabalho que é feito pela equipa e, não posso deixar de o dizer, um grande orgulho também”, começou por afirmar o responsável.

O resultado não apanhou Ricardo Soares desprevenido. “Desde o início do programa que senti uma grande motivação de toda a equipa em torno deste desafio, pelo que sentimos que poderíamos chegar à vitória. Sabíamos que a competição seria difícil e existiam vários mercados europeus a concurso, com potenciais muito grandes”, disse.

“Mas, desde cedo, percebemos que, com perseverança e trabalho, poderíamos estar na luta pelos lugares cimeiros. As regras criadas pela Mercedes-Benz para este desafio faziam depender muito o resultado da performance conjunta da empresa nesta área da comercialização de peças originais, pelo que, além do trabalho individual de cada um dos vendedores, seria muito importante o trabalho conjunto de todo o departamento. Começámos a trabalhar nesse sentido e estávamos confiantes que os resultados poderiam ser bastante positivos”, garantiu.

Check-up Media Ricardo Soares Soc. Com. C. Santos close

Além do primeiro lugar de Marcos Campos, a Soc. Com. C. Santos conseguiu inscrever quatro vendedores no top 10 e três no top 5. É caso para dizer que é um trabalho de equipa? “Sem dúvida alguma. O segredo desta estrondosa performance foi o trabalho de equipa. Claro que as posições de cada um no ranking derivaram do seu trabalho individual, mas só com o trabalho de toda a estrutura do Departamento de Peças foi possível chegarem ao topo”, sublinhou Ricardo Soares.

Proximidade com clientes

Qual a grande receita para este sucesso? “Conhecer bem os nossos clientes e o seu potencial, trabalhar com afinco e com profissionalismo, respondendo sempre às necessidades dos nossos clientes da melhor forma possível e, acima de tudo, ter as pessoas certas na equipa”, afirmou Ricardo Soares.

“Este sucesso não surgiu como um objetivo principal em si mesmo, mas foi sendo construído como consequência da atividade que fomos desenvolvendo com os nossos clientes”, salientou.

A Soc. Com. C. Santos fechou 2023 com quase 200 milhões de euros de volume de negócios (mais 38% do que em 2022). O volume de vendas líquidas de peças e lubrificantes para o exterior em 2023 ascendeu a mais de 12,87 milhões de euros (mais 15,3%). Foi um recorde absoluto de vendas de peças e lubrificantes na empresa.

Será este um “bom problema” para 2024? Será possível superar este registo do ano passado? “Os bons resultados são sempre um ótimo ‘problema’. Trabalhamos todos os dias para sermos melhores do que no dia anterior, estando sempre focados em proporcionar aos nossos clientes a melhor resposta possível às suas necessidades. Para 2024, mantemos esse compromisso e objetivos, pelo que estamos confiantes que poderemos continuar a crescer em conjunto com eles”, concluiu Ricardo Soares.

Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional