A Škoda revelou os primeiros detalhes do concept Vision O, cuja estreia está prevista para Munique, no início do próximo mês de setembro. O estudo apresentará uma perspetiva sobre o futuro da marca no segmento das carrinhas e assinala uma evolução na linguagem de design Modern Solid.
Ao mesmo tempo, o Vision O reflete a tradição de 130 anos da Škoda e reforça o compromisso da empresa com a inovação sustentável. À primeira vista, este conceito de carrinha parece deixar antever uma silhueta elegante e distinta.
“O design é, predominantemente, moldado pelos contornos ligeiros, pela carroçaria aerodinâmica, pelo para-brisas com inclinação acentuada e pelo tejadilho suavemente inclinado, típicos das carrinhas Škoda”, refere o comunicado.
“A designação do modelo, Vision O, deriva do conceito de circularidade. Esta abordagem holística à reciclagem e reutilização de componentes minimiza o impacto ambiental do desenvolvimento e da produção do veículo. Além disso, o conceito também se caracteriza pela combinação de funcionalidade e experiência do utilizador”, acrescenta.
130 anos de história
O concept Vision O dá continuidade ao legado deste fabricante de carrinhas, abrangendo modelos como o histórico L&K 110, conhecido pelas suas variadas opções de carroçaria. A carrinha de maior sucesso é a Octavia, lançada em 1960.
As versões modernas da carrinha Octavia já ultrapassaram a marca de mais de três milhões de unidades produzidas em quatro gerações desde 1998, tornando-se, também, na carrinha mais vendida da história da Škoda.
Lançada em 2008 com a segunda geração moderna do Superb, a carrinha Superb é, igualmente, muito popular. Outras carrinhas Škoda muito apreciados incluem 1101 Tudor Station Wagon (STW) com banco traseiro rebatível, bem como a família de modelos Škoda 1200/1201/1202.
Mais sobre a Škoda aqui.